Bancários fazem paralisação de advertência no Unibanco por melhores condições de trabalho

0

Funcionários do Unibanco retardaram em uma hora nesta terça-feira 5 a abertura da agência de Taguatinga Centro, num protesto de advertência contra as péssimas condições de trabalho no local.

Segundo denúncias em massa de clientes e usuários, há na agência apenas dois caixas para o atendimento exclusivo de clientes e um reservado aos não-clientes, que acaba responsável pelas demandas de mais de 150 pessoas. Resultado: filas enormes, atendimento insatisfatório e sobrecarga de trabalho para os bancários.

“O banco precisa resolver com urgência o déficit de funcionários nas agências, antes que a situação se torne insustentável”, cobrou o diretor do Sindicato e funcionário do Unibanco Washington Henrique, explicando que entre os motivos da paralisação-relâmpago também estão o fim das demissões imotivadas e das metas abusivas, além da melhoria das condições de trabalho.

O Sindicato recebeu ainda denúncias de que a cobrança para que os funcionários atinjam as metas estabelecidas chegou a tal ponto que eles estão sendo obrigados a anotar em cadernetas as tarefas a serem cumpridas no dia, sob pena de não serem liberados no final do expediente caso não tenham cumprido o que “deveriam”.

“A política do banco do vender, vender, e vender a qualquer custo extrapolou os limites aceitáveis, e não vamos permitir que chegue às últimas conseqüências”, advertiu Washington Henrique, lembrando que todos esses temas serão amplamente debatidos na Campanha Nacional dos Bancários deste ano.

Clientes tentam agredir bancários

Na segunda-feira 4 de agosto, a Policia Militar foi acionada para evitar agressão de clientes aos bancários da agência. Nesta terça-feira 5, policiais militares também estiveram no local para saber o motivo da aglomeração de pessoas em frente à agência. Dirigentes do Sindicato explicaram aos PMs que se tratava de uma manifestação pacífica e por melhores condições de trabalho e de atendimento para a população.

Ao contrário da triste realidade das agências – com déficit de funcionários, metas abusivas e demissões imotivadas –, a campanha publicitária ‘Jeito Unibanco’ divulga aos clientes que o Unibanco acredita que pessoas certas com atitudes certas geram mais do que bons resultados. “Esse slogan deveria começar dentro do banco, com a valorização dos funcionários que tanto se esforçam para aumentar os lucros e manter a imagem de instituição eficiente”, critica Washington Henrique.