Bancários entregam pautas específicas ao BB e à Caixa

0

O Comando Nacional dos Bancários entregou, na manhã desta terça-feira 14, a pauta específica à diretoria da Caixa Federal, na sede

da empresa, em Brasília. Ao meio-dia, o Comando entregou a minuta específica à direção do BB. Veja as reivindicações.

O Comando Nacional dos Bancários entregou, na manhã desta terça-feira 14, a pauta específica à diretoria da Caixa Federal, na sede da empresa, em Brasília. Ao meio-dia, o Comando entregou a minuta específica à direção do Banco do Brasil. Antes da entrega, centenas de dirigentes sindicais vindos de todo o país participaram de manifestação em frente à Matriz I da Caixa.

Durante o ato de lançamento da campanha salarial 2007 – que tem como tema A gente vale +. Nesta primavera, não conte com a sorte. Vá à luta -, em frente à Matriz I da Caixa, os representantes sindicais destacaram a importância da unidade da categoria. O presidente do Sindicato, Rodrigo Britto, lembrou que é preciso buscar novas conquistas para os trabalhadores, sobretudo para a saúde dos bancários. "As condições de trabalho são precárias e os bancários são vítimas de um verdadeiro massacre por atingimento de metas", disse Rodrigo.

Na entrega da pauta específica à direção da Caixa, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT,) Vagner Freitas, afirmou esperar da empresa negociações sérias sobre as reivindicações específicas, principalmente isonomia, PCS e solução para os problemas do Saúde Caixa.

O déficit de funcionários na maioria das unidades da empresa foi apontado pelo presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), José Carlos Alonso, como um dos principais problemas. “A Caixa precisa ampliar urgentemente o seu quadro funcional, pois a sobrecarga de trabalho está comprometendo a saúde dos bancários”.

O vice-presidente de Gestão de Pessoas da Caixa, Carlos Gomes Sampaio de Freitas, apresentou ao Comando Nacional dos Bancários os cinco representantes da Caixa que participarão das negociações. “Acreditamos que se o empregado está feliz com o seu trabalho, produzirá mais. Por isso, estamos abertos ao diálogo e negociação”, acrescentou Carlos Gomes.

Também presente à entrega da minuta específica aos diretores da Caixa, a secretária nacional de Organização da CUT, Denise Motta Dau, frisou a importância da campanha dos bancários e disse que a CUT acompanhará de perto as negociações. Ela destacou que os bancos devem impulsionar a economia por meio da distribuição de renda.

Interditos proibitórios

Denise Dau ainda relatou aos diretores da Caixa práticas anti-sindicais adotadas por alguns bancos do sistema financeiro. Denise informou ainda que a CUT lutará contra os interditos proibitórios.

Uma comissão formada por representantes da Contraf-CUT e da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM) impetrou, há pouco, no Supremo Tribunal Federal (STF), uma Argüição de Descumprimento de Preceitos Fundamentais (ADPF). Com este instrumento jurídico, as duas categorias esperam conter a onda de interditos proibitórios promovida pelos patrões.

"Os interditos aplicados pelos bancos e a utilização de força policial contra os bancários é um desrespeito ao direito de greve", afirma o secretário-geral do Sindicato, Enilson da Silva.

O interdito proibitório é um instrumento jurídico usado em casos de conflito pela terra. É uma ação particular em que o proprietário, temendo ser ameaçado na posse de um bem, pede ao juiz que o proteja da violência iminente.

Dia Nacional de Mobilização da CUT

Nesta quarta 15 de agosto, os bancários participarão do Dia Nacional de Mobilização da CUT, em defesa de uma série de bandeiras de interesse dos trabalhadores, entre elas isonomia de direitos nos bancos públicos.

“É importante darmos uma demonstração da vontade da categoria em lutar por nossas reivindicações. Por isso convocamos os bancários a participarem das manifestações de quarta-feira”, diz Rodrigo Britto, presidente do Sindicato.

Leia mais:

  • Bancários entregam a minuta de reivindicações para a Fenaban
  • Eleja o delegado sindical de sua dependência