Bancários entregam pauta específica à Caixa

0

A Campanha Nacional dos Bancários 2007 foi lançada oficialmente no dia 14 de agosto, em Brasília, com manifestações das quais participaram mais de 500 dirigentes e militantes sindicais de todo o país e com a entrega das pautas de reivindicações específicas às direções do Banco do Brasil e da Caixa Federal (veja a íntegra nas páginas 3 a 6). O lema da campanha é A gente vale +. Nesta primavera, não conte com a sorte. Vá à luta.

Nesta quinta-feira 23 haverá a primeira rodada de negociação dos bancários com a Fenaban. A pauta geral da Campanha Nacional da categoria foi entregue à Fenaban no dia 10 de agosto. As negociações das reivindicações gerais serão simultâneas às negociações das questões específicas.

Caravanas vindas de todo o país começaram a chegar de manhãzinha a Brasília no dia 14. A partir das 9h houve a primeira manifestação do dia, em frente à Matriz I da Caixa. Ao saudar os visitantes, o presidente do Sindicato, Rodrigo Britto, destacou a importância da unidade da categoria na campanha. Para ele, é preciso avançar sobretudo na saúde da categoria. “As condições de trabalho são precárias e os bancários são vítimas de um verdadeiro massacre por atingimento de metas”, disse Rodrigo.

Após entregar a minuta específica à direção da Caixa, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), Vagner Freitas, pediu que a empresa negocie com seriedade itens como o PCS, isonomia entre novos e antigos empregados, saúde e Funcef.

O déficit de funcionários na maioria das unidades da empresa foi apontado pelo presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), José Carlos Alonso, como um dos principais pro-blemas. “A Caixa precisa ampliar urgentemente o seu quadro funcional, pois a sobrecarga de trabalho está comprometendo a saúde dos bancários”.

Também presente à entrega da minuta específica aos diretores da Caixa, a secretária nacional de Organização da CUT, Denise Motta Dau, frisou a importância da campanha dos bancários e disse que a CUT acompanhará de perto as negociações. Ela destacou que os bancos devem impulsionar a economia por meio da distribuição de renda.

O vice-presidente de Gestão de Pessoas da Caixa, Carlos Gomes Sampaio de Freitas, apresentou ao Comando Nacional dos Bancários os cinco representantes da Caixa que participarão das negociações. A comissão que negociará pela Caixa será coordenada por Sueli Mascarenhas.

Para Carlos Gomes, o momento é de expectativa. “A Caixa está sob novo modelo de gestão, mas não queremos ficar só na expectativa. Se não der para atender todas as reivindicações, vamos nos esforçar para atender pelo menos boa parte delas”.