Bancários e Santander iniciam negociações específicas para aditivo no dia 18

0

Contraf – CUT, Seeb-SP e Seeb-DF

Em resposta ao pedido das entidades sindicais, durante o ato na entrega, no dia 1º de setembro, da minuta específica de reivindicações dos trabalhadores para a renovação do acordo aditivo à convenção coletiva, a direção do Grupo Santander Brasil agendou a primeira rodada de negociações para o próximo dia 18 de setembro.

"Queremos começar logo a discussão das nossas propostas com o banco espanhol, buscando a manutenção dos direitos e a inclusão de novas conquistas", destaca o secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr. Também estará em negociação o Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2009. A reivindicação é o pagamento de R$ 3 mil de PPR para cada trabalhador.

Principais reivindicações específicas

– garantia de emprego
– centro de realocação profissional
– permanência da licença remunerada pré-aposentadoria (pijama)
– ampliação dos incentivos para aposentadoria
– melhoria das condições de trabalho
– manutenção do patrocínio ao Banesprev, HolandaPrevi e Bandeprev
– eleições para representantes dos participantes no HolandaPrevi e Sanprev
– manutenção do patrocínio da Cabesp
– aumento das bolsas de auxílio educação
– elevação do auxílio academia
– auxílio ao estudo de idiomas
– bolsa de férias
– auxílio para certificação da Anbid

Pijama para quem perdeu o prazo

O banco também confirmou que a adesão à licença remunerada pré-aposentadoria, o "pijama", para quem perdeu o prazo, foi prorrogada para o dia 31 de outubro. "Essa medida atende reivindicação das entidades sindicais, uma vez que vários bancários perderam o prazo porque não conheciam ou mesmo não acreditavam no incentivo", ressalta o dirigente sindical.

Dois salários para quem completa 25 anos

O banco ainda confirmou o pagamento do prêmio de dois salários para quem completa 25 anos de empresa em 2009. A medida vale para todos os funcionários do grupo. Anteriormente só favorecia os trabalhadores do Real.

"A extensão é um avanço. No entanto, reafirmamos que esse incentivo também deve ser pago a quem já completou 25 anos de empresa antes de 2009", salienta o diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo e coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Mário Raia.

Segunda parcela do 13º salário

Em relação ao 13º salário, o banco pretende fazer o pagamento da segunda parcela deste ano em novembro para bancários do Real e em dezembro para o Santander. A Contraf-CUT e as demais entidades sindicais reforçam a reivindicação de unificar o pagamento em novembro para todos os trabalhadores. A diretora do Sindicato, Rosane Alaby, entende que não há desculpa para o banco não pagar todos os funcionários ao mesmo tempo e que a discriminação é inaceitável.