Bancários e CUT Brasília são homenageados pela Câmara Legislativa do DF

0

O Dia do Bancário, comemorado em 28 de agosto, e os 30 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Brasília receberam homenagem da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em sessão solene realizada na segunda-feira (25), no plenário da Casa. A iniciativa foi do deputado Chico Vigilante (PT), primeiro presidente da Central.

O deputado relembrou a história da central sindical, a primeira conferência da classe trabalhadora em 1981, a superação das primeiras incertezas, o início do crescimento da entidade e a primeira greve dos trabalhadores, que terminou vitoriosa. “Numa cidade pensada para não ter movimento sindical, fizemos uma greve geral na qual até os grandes jornais pararam. Fizemos um jornal do movimento, dando nossa própria versão, que circulou em todas as bancas do DF”, relata Vigilante.

“Levar fé e esperança às pessoas, fazendo-as acreditar que podem ter um futuro melhor lutando”. Este é o principal desafio de todos os movimentos sociais, acredita o presidente da CUT Brasília, Rodrigo Britto, que também é bancário. Segundo ele, isso pode ser feito por meio de políticas de comunicação e formação, assim como pelo trabalho de base. E acrescenta: “Ser militante cutista é acreditar no socialismo”.

Já o secretário de Finanças do Sindicato, Wandeir Severo, destaca a importância de relembrar a história do 28 de agosto, data que representa um marco na luta e na união da categoria em todo o Brasil. “A nossa categoria sempre foi reconhecida pelo espírito de luta e pela busca contínua de melhorias. Os bancários nunca se abatem com as dificuldades”, observa o dirigente sindical.

Da Redação