Bancários do Santander fazem Dia Nacional de Luta

0

O que o Santander quer tirar de você hoje? 

Bancários e bancárias do Santander, com o apoio do Sindicato, paralisam as agências do banco nesta terça-feira (26) em protesto contra a total falta de respeito com que a empresa vem tratando os trabalhadores nas negociações da Campanha Nacional 2016 sobre a renovação do acordo aditivo.Na última rodada de debates, no dia 20, a direção da instituição não apresentou uma contraproposta sequer às reivindicações dos seus funcionários. Até agora já foram realizadas seis reuniões para debater a pauta específica.

“É revoltante a falta de respeito com que o Santander vem tratando as negociações com seus funcionários. Cruzar os braços é uma estratégia que temos para pressionar o banco a apresentar uma proposta”, afirma Rosane Alaby, diretora do Sindicato. 

Contra retirada de direitos 

O protesto também é motivado pela nefasta decisão do Santander de extinguir, de forma arbitrária e unilateral, o pagamento de dois salários aos trabalhadores que completam 25 anos de empresa.

O prêmio, uma tradição no antigo Banco Real, foi estendido aos funcionários do Santander na unificação dos dois bancos.

Além disso, no ano passado, o banco alterou as regras para inclusão de dependentes no plano de saúde dos funcionários, excluindo os filhos com idade a partir de 21 anos.

Tudo isso vai na contramão da campanha de mídia do banco “O que o Santander pode fazer por você hoje?”. Sem contar que a empresa lucrou R$ 1,66 bi só nos três primeiros meses de 2016.

O que os bancários do Santander reivindicam 

  • Mudanças nas regras do convênio médic
  • Revisão da política de metas e de avaliação de desempenho
  • Empréstimo de férias parcelado
  • Aumento do valor da bolsa auxílio-estudo
  • Revisão dos critérios de concessão, além do incremento no valor do pagamento do Programa Próprio de Remuneração 

Por nenhum direito a menos, todos à luta nesta terça-feira!

Da Redação