Bancários do Itaú aprovam acordo de Sistema Alternativo Eletrônico de Jornada de Trabalho

0

Os bancários do Itaú aprovaram nesta quarta-feira (10), por meio de assembleia online, a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que regulamenta o Sistema Alternativo Eletrônico de Jornada de Trabalho 2020/2022, com vigência de dois anos, contados a partir de 18 de setembro de 2020.

A votação aconteceu em todo o país, por meio de votação eletrônica do sistema Vote Bem.

O pleito foi realizado pelos sindicatos cujas bases não aprovaram o acordo que regulamenta o teletrabalho no banco, na consulta realizada no início de dezembro de 2020.

Para o diretor da Fetec-CUT Centro Norte Washington Henrique, a aprovação do ACT é muito importante para os bancários e bancárias terem acordos com garantias. Ele reitera que a proposta submetida à assembleia contou com dedicação e esforço das representações dos trabalhadores durante as negociações.

Ampliação dos prazos

O acordo tem por objetivo, único e exclusivo, ampliar os prazos de vigência dos períodos de acumulação de horas negativas e Regime Especial de Compensação.

A proposta aditiva ainda assegura que, em data prevista para início da compensação das horas, as partes voltam a se reunir para análise de cenário para deliberar sobre eventual necessidade de repactuação dos períodos e prazos acordados.