Bancários do HSBC conquistam avanço em plano odontológico

0

A partir desta semana os funcionários do HSBC poderão optar entre o plano odontológico que será exposto por duas empresas contratadas pelo HSBC. Os trabalhadores terão a possibilidade ainda de escolher entre quatro modalidades de atendimento, do mais simples aos serviços mais complexos.
    
Esse foi o grande avanço obtido pelos bancários, durante um intenso debate de quase quatro horas entre a Comissão de Organização dos Empregados (COE) e a direção do HSBC na negociação ocorrida no  dia 14. Nos próximos dias o Sindicato irá divulgar os nomes das empresas selecionadas para apresentar o plano odontológico com os preços e os quatro tipos de serviços.  

“A alteração do plano odontológico é uma das principais reivindicações dos trabalhadores. Vamos acompanhar todo o processo e dar todas as orientações necessárias para que os funcionários possam fazer a escolha com segurança”, diz o diretor do Sindicato e funcionário do HSBC Paulo Frazão, que participou do encontro.

Os bancários também conquistaram aumento de mais de 20% sobre o número de bolsas-educação concedido, que passou das atuais 900 para 1.100 bolsas. No PPR (Programa de Participação nos Resultados) também houve avanços, a serem divulgados em breve detalhadamente.  
        
Pressão continua

Outras questões discutidas foram mais contratações e a Revisão do Modelo Operacional (RMO). “Embora o banco negue, defendemos que a falta de funcionários combinada aos pro-blemas provocados pelo RMO são os responsáveis pela constante extrapolação de jornada dos trabalhadores. Enquanto a empresa não mostrar mais agilidade para resolver essas e outras questões, os problemas só tendem a aumentar”, destaca Raimundo Dantas, diretor do Sindicato e funcionário do banco.

O banco alega que o número de demissões está dentro dos desligamentos de praxe, mas não é o que pensa o movimento sindical. “As demissões vêm atingindo bancários do Brasil inteiro, principalmente aqueles vítimas de doenças ocupacionais, como as LER/Dort”.