Bancários do BRB discutem possível venda e campanha salarial

0

Reunidos em assembléia específica nesta terça-feira 25, convocada pelo Sindicato, os funcionários do BRB debateram sobre a situação de venda do banco e a campanha salarial.

Reunidos em assembléia específica nesta terça-feira 25, convocada pelo Sindicato, os funcionários do BRB debateram sobre a situação de venda do banco e a campanha salarial.

Campanha Salarial

Durante a assembléia, o Sindicato informou que a negociação com a Fenaban, realizada na terça-feira 25, terminou em impasse. Como os banqueiros não apresentaram nova proposta econômica e o Comando Nacional reafirmou que a apresentada é insuficiente, não houve nenhum avanço nas negociações desta terça. Nova negociação foi marcada para esta sexta-feira 28.

Para aumentar a mobilização, o Comando Nacional dos bancários orientou para esta sexta a realização de Dia Nacional de Luta, com manifestações e paralisações por todo o país. Além de assembléias no dia 2 de outubro para analisar a deflagração de greve.

A proposta da Fenaban

Depois da pressão dos bancários, a Fenaban fez, no último dia 21, a primeira proposta econômica da Campanha Nacional 2007. Entre os principais pontos estão reajuste de salários e benefícios em 4,82%, equivalente à inflação de 1º de setembro de 2006 a 31 de agosto de 2007, e o mesmo formato da Participação nos Lucros e Resultados de 2006, corrigido apenas pela inflação. Como conquista nova, os bancos propuseram a 13ª. cesta-alimentação no mesmo valor da que é paga mensalmente.

Não deixe que os outros decidam por você. Participe da assembléia geral dos bancários nesta quinta-feira 27, no Setor Bancário Sul, a partir das 18h30.

Possível venda do BRB

Todos os presentes na assembléia foram unânimes que o BRB é um banco viável, com plena capacidade de se manter banco público do DF, que desenvolve importante papel social e agente da região. Afirmaram ainda que, diante da intenção do governador José Roberto Arruda (DEM) de vendê-lo, é imprescindível manter o caráter público do banco com as peculiaridades que ele detém, inclusive com a manutenção da marca de Brasília. Tudo isso aliado à manutenção dos empregos e benefícios de seus funcionários.

“Tais pressupostos só podem ser alcançados com a negociação com o Banco do Brasil. A outra hipótese (privatização) é veementemente rechaçada por todos, pois o seu resultado será desastroso para o banco e seus funcionários”, afirma Antonio Eustáquio Ribeiro, diretor do Sindicato.

Campanha pelo BRB público

O Sindicato dará continuidade a campanha de defesa do banco com novas ações, como abaixo-assinados, realização de pesquisa para aferir o interesse da população em manter o BRB, confecção de camisetas, e outras. O Sindicato conclama a todos os funcionários para estarem mobilizados e atentos na defesa desse patrimônio.

Primeira rodada de negociação foi adiada

A primeira rodada de negociação com a diretoria do BRB, inicialmente prevista para ocorrer na quarta-feira 26, foi adiada para quinta-feira 27, às 11h. Os bancários esperam que o banco já apresente uma contraproposta à pauta entregue à direção. O resultado da negociação será divulgado no site www.bancariosdf.com.br tão logo termine o encontro e será levado também à assembléia geral da categoria do dia 27.