Bancários devem denunciar retaliações

0

A greve é um direito constitucional de que os trabalhadores lançam mão na luta por melhores condições de trabalho e por uma remuneração digna. Apesar disso, são muitos os recursos que os bancos utilizam na tentativa de violar esse direito, mesmo após o término da paralisação.

 

“Durante a greve, foram dezenas de denúncias recebidas pelo Sindicato de bancários dando conta da pressão e das ameaças sofridas para não aderirem ou desistirem da paralisação”, lembra Eduardo Araújo, diretor do Sindicato e coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil. “E, infelizmente, apesar do fim do movimento, inicia-se uma outra etapa desse tipo de prática, que é a retaliação aos que fizeram greve”.

 

Diante disso, acrescenta Araújo, o Sindicato decidiu manter ativo o canal criado para receber as denúncias de bancários que estão sendo vítimas de algum tipo de punição ou ameça em função da greve, principalmente as relacionadas à compensação dos dias parados. “Os trabalhadores podem continuar comunicando ao Sindicato, que tomará as medidas necessárias”.

 

Renato Alves
Do Seeb Brasília