Bancários da Caixa exigem PCC digno em ato público às 12h no Matriz 1

0

Os bancários da Caixa estão mobilizados hoje, 8 de julho, em todo o país. Em Brasília, ocorrem atividades em diversos prédios e haverá ato público às 12h em frente ao Matriz 1.

É o Dia Nacional de Luta por PCC digno. A categoria realiza atividades e manifestações para demonstrar a força da categoria para a conquista de um Plano de Cargos Comissionados que assegure:

• Perspectivas de carreira na empresa
• Valorização profissional
• Equilíbrio e justiça no provimento de cargos e funções

A proposta dos funcionários já foi entregue à direção da Caixa e tem como tópicos principais a incorporação plena da função e de suas comissões e a jornada de 6 horas, sem redução de salários.

Nesse sentido, reivindicamos:
• Fim do Complemento Temporário Variável de Ajuste de Mercado (CTVA),
• Criação em seu lugar do Ajuste Remunerado de Função (ARF), um instrumento temporário que permite:

a) aumentar o valor das funções e reduzir o complemento,
b) estabelecer um piso para a maioria dos empregados que está em uma mesma função,
c) solucionar os problemas daqueles que ficarem abaixo do piso, que paulatinamente receberiam promoção e mudariam de referência (deltas), eliminando, assim, o complemento (ARF) de sua remuneração,

• Transformação dos pisos de mercado em Piso de Remuneração de Função (PRF).
• Definição da jornada de 6 horas para todos os cargos e funções, com a adoção dos valores da jornada de 8 horas. "Repudiamos a postura da empresa que, por meio da CI 293, puniu os empregados que ousaram questionar judicialmente o direito de trabalhar 6 horas sem redução de salários", diz Raimundo Félix, secretário de Finanças do Sindicato.

Acrescenta que conquista do PCC digno depende da continuidade da nossa mobilização, do fortalecimento dos debates em cada dependência e da nossa capacidade de luta para fazer valer nossa proposta diante da direção da Caixa.