Bancário e pesquisador Tiago Magalhães lança livro sobre metodologia científica para ambientes de inovação

0

Em parceria com professoras da UnB, a obra traz uma proposta ousada para transformar a forma de pesquisar e inovar no século XXI

O bancário Tiago Magalhães, auditor de serviços jurídicos, logística e negócios do Banco do Brasil, acaba de publicar o livro Metodologia Científica para Ambientes de Inovação: reflexões dos contornos da pesquisa científica moderna e os transbordamentos pedagógicos do conhecimento, em parceria com as acadêmicas Sônia Marise Salles e Tânia Cristina da Silva.

De acordo com a apresentação do projeto, o livro propõe uma renovação audaciosa da metodologia científica, pensada especialmente para os ecossistemas de inovação do século XXI. O conteúdo resulta da experiência pedagógica dos autores no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT/UnB). O trabalho desafia paradigmas clássicos ao sugerir um método que integra, de forma indissociável, a subjetividade e a trajetória de vida do pesquisador ao rigor da investigação.

Apesar de ser voltado ao ambiente científico, com ênfase em inovação, a obra “pode e deve ser alvo de estudos de caso por colegas que queiram aprimorar seus conhecimentos em quaisquer âmbitos, seja na graduação ou na pós-graduação”, explicou Tiago.

Ao avaliar a importância da publicação, o autor ressalta a necessidade de redescobrir a educação como combustível de mudança e transformação de vidas, criação de propósito e geração de valor. Como profissional, destacou ainda o orgulho de ter estudado no mestrado Profnit e defendido a dissertação que avaliou a prospecção tecnológica e a transferência de tecnologia do aplicativo Maria da Penha Virtual, desenvolvido pelo TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), com foco em ampliar o acesso à justiça para mulheres em situação de violência.

O livro já está disponível em versão digital pelo site da Editora Fi. O lançamento da edição física deve ocorrer em breve.

Sobre as parceiras

A obra é coletiva, com a participação das professoras doutoras da UnB, Sônia Salles e Tânia Cruz, referências em metodologia científica. Ambas atuam em cursos de graduação e mestrado, como o Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit) — programa nacional presente em diversas instituições federais, entre elas a UnB, em Brasília (profnit.unb.br), a UEG de Goiás, a Unesp de São Paulo e a UFRJ, no Rio de Janeiro.

Stéffany Santos
Colaboração para o Sindicato