Atos contra demissões no Itaú Unibanco serão retomados nesta sexta-feira (9)

0

Em resposta às demissões imotivadas capitaneadas pelo Itaú Unibanco em todo o país, incluindo Brasília, o Sindicato retoma nesta semana as manifestações para protestar e pressionar o banco a reverter as dispensas. Nesta sexta-feira (9), dirigentes sindicais percorrerão as agências do Lago Norte, Planaltina, Paranoá e Setor Bancário Norte.

Em Brasília, 30 bancários foram demitidos de janeiro até o dia 8 de março. O ato de sexta será o quarto organizado pelo Sindicato para protestar contra as demissões. Mesmo com o lucro recorde de R$ 14,6 bilhões em 2011, o Itaú Unibanco demitiu mais de 5 mil bancários em todo o país no ano passado e início deste ano.

“Com o quadro reduzido, aumenta a sobrecarga de trabalho e piora a qualidade do atendimento aos clientes e usuários”, lembra a secretária de Assuntos com a Comunidade do Sindicato, Louraci Morais, que também é funcionária do Itaú.

As atividades utilizam a criatividade como instrumento de protesto. O Sindicato encenará a versão dos bancários para a última propaganda da Itaú, que mostra um bebê dando gargalhadas diante de uma folha de extrato sendo rasgada. Na paródia dos trabalhadores, o “bebê” chora ao saber das demissões e das altas taxas cobradas dos clientes pelos serviços bancários.

Durante as negociações com o Itaú Unibanco, o movimento sindical exige o fim das demissões.  Na ocasião, os dirigentes sindicais também fizeram a entrega da minuta específica de reivindicações dos funcionários, que inclui nove itens: emprego, remuneração, metas abusivas, saúde e condições de trabalho, segurança bancária, liberdade sindical, previdência complementar, plano de saúde e igualdade de oportunidades.

Da Redação