Ato no SBS convoca bancários para assembleia nesta quarta 12

0

DSC07988

O Sindicato promoveu nesta segunda-feira 10 ato na Praça do Cebolão, no Setor Bancário Sul, para chamar a categoria para a assembleia que será realizada nesta quarta-feira 12, a partir das 19h, no mesmo local, e que vai deliberar sobre o indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 18.

Diretores da entidade conversaram com os bancários sobre o andamento das negociações e afirmaram que as propostas apresentadas até o momento contêm poucos avanços.

 

“Convocamos toda a categoria para lutar contra os truques dos banqueiros, principalmente na mesa de negociação. Na quarta votaremos a favor do indicativo de greve a partir do dia 18 caso não surjam avanços até lá. O que foi apresentado até o momento se mostra insuficiente diante dos lucros exorbitantes dos bancos”, resumiu Jeferson Meira, secretário de Comunicação e Divulgação do Sindicato.

Enquanto entregavam o Informativo Bancário, diretores debateram com a categoria sobre a importância da participação de todos nas atividades organizadas pelo Sindicato, especialmente neste momento.

Eles lembraram que os trabalhadores devem se unir para conquistar mais e impedir que os bancos retirem direitos. “Os bancos precisam negociar itens importantes para seus funcionários, como a questão da jornada legal de 6 horas, ações efetivas de combate ao assédio moral e mais contratações. Temos que ficar atentos e lutar para avançarmos e não deixarmos que os bancos retirem direitos conquistados com muito suor”, afirma o diretor do Sindicato Wadson Boaventura.

Durante a atividade, bancários reivindicaram processos de seleção e comissionamento transparentes em todas as instituições financeiras. Os trabalhadores querem que as provas e entrevistas ocorram de maneira democrática e transparente, de modo que os que tiverem qualificação para o cargo possam concorrer à vaga em condições de igualdade.

Ação de interrupção de prescrição

A assessoria jurídica do Sindicato entrará com um novo protesto de interrupção de prescrição das horas extras para todos os bancários sindicalizados que não estejam em nenhum dos protestos anteriores. Os interessados em participar devem ser sindicalizados ou se associarem até o dia 14 de setembro.

Os bancários de instituições públicas e privadas que trabalham além da jornada legal de 6 horas diárias têm direito ao pagamento das 7ª e 8ª horas.

“Durante o ato lembramos aos bancários da nossa luta pela jornada de 6 horas. Além de buscarmos a solução nas negociações, também acionamos a Justiça do Trabalho, que tem reconhecido os direitos dos bancários reiteradamente”, frisa o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Rafael Zanon.

 

Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília