Atendimento na Secretaria de Saúde é referência para o trabalhador

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Desde 2013, o Sindicato tem empreendido esforços para ampliar e sistematizar o atendimento da Secretaria de Saúde, atuando em políticas que visam o tratamento, o combate, o e a prevenção do adoecimento bancário, além de dar apoio psicológico e jurídico aos bancários no caso de doenças e acidentes.

Naquele ano, em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde do Trabalhador e o Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB), o Sindicato dá início à pesquisa sobre Riscos Psicossociais do Trabalho Bancário.

A pesquisa

Dos 2.111 bancários entrevistados, cerca de 40% estão em risco de adoecimento, 60% já sofreram assédio moral no ambiente de trabalho e 70% vivenciam a indignidade.

Lançada em audiência pública na Câmara dos Deputados em 2014, a pesquisa rendeu a cartilha ‘100% não é mais o limite: Riscos Psicossociais do Trabalho Bancário’, que foi distribuída para bancários e bancárias em todo Distrito Federal.

Segundo relatório da pesquisa disponibilizado no final do ano passado, 108 bancários, com idade média de 37 anos, passaram pelo atendimento psicológico no Sindicato de novembro/2013 ao mesmo período de 2015. Entre os principais sintomas relatados estão: tensão, irritabilidade, insônia, tristeza e pensamentos obsessivos.

Clínica do Trabalho

Seguindo orientações resultantes dessa pesquisa, o Sindicato criou a Clínica do Trabalho, que está sendo usada para prestar apoio às vítimas de assédios, principalmente as de assédio moral, e de adoecimentos diversos.

“A Clínica do Trabalho é um espaço coletivo para fala e escuta do sofrimento relativo ao trabalho de bancárias e bancários. Dentro desse entendimento, vamos reeditar a cartilha ‘100% não é mais o limite’, levando em consideração os dois anos de observação da Clínica, com vistas a provocar a discussão sobre os dados, que são preocupantes”, assegura o secretário de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, Wadson Boaventura (foto).

Assédio moral

Contra o assédio moral, a Secretaria de Saúde tem atuado ativamente sensibilizando e mobilizando a categoria a partir da promoção de debates e da participação em diversas atividades relacionadas ao tema. “Na categoria bancária, o assédio moral é especialmente grave”, afirma Wadson.

Registro da CAT

Emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é outro serviço prestado pela Secretaria. A CAT, de registro obrigatório pelo empregador, informa ao INSS a ocorrência de acidente no trabalho ou se há suspeita de que o trabalhador tenha adquirido doença por conta do trabalho, seja ela física, mental ou do comportamento.

Nos últimos dois anos, o Sindicato emitiu 316 CATs com o objetivo de facilitar e agilizar o registro dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais. Desse total, 165 registros foram por adoecimento psicológico, 81 por LER/Dort e os 70 restantes para outros acidentes e assaltos.

Jurídico previdenciário

A Secretaria também oferece assistência e orientação para os filiados obterem benefícios junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desde a sistematização dos serviços prestados pela Secretaria, implantada em março de 2014, foram registrados 624 pedidos de orientação dos advogados do Sindicato junto ao INSS.

Da Redação