Assembleia aprova proposta da Poupex

0

Em assembleia realizada nesta quarta-feira (10), os funcionários aprovaram por ampla maioria a proposta apresentada pela Poupex. O acordo, que deve ser assinado nos próximos dias, prevê reajuste de 7,5% para todos os trabalhadores, ressalvando alguns níveis salariais (NS1 e NS5) que terão correção superior a esse percentual. Ao contrário da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) firmada com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), o aumento a ser concedido ao funcionalismo da Poupex não é limitado para quem ganha até R$ 5.250.

Neste ano, o processo de negociação com a Poupex transcorreu de forma bastante distinta da ocorrida no ano passado. A empresa percebeu a necessidade de uma negociação amadurecida, que elevasse o nível de valorização de seu corpo funcional, seu maior ativo. Obviamente que os problemas ocorridos em 2009, embora sofridos, também foram pedagógicos no sentido de ensinar os caminhos que devem ser percorridos e os que devem ser evitados.

Outra conquista extremamente importante, especialmente para as funcionárias, é a extensão da licença maternidade para 180 dias, equiparando assim a Poupex com os demais bancos, e corrigindo a principal pendência da última campanha salarial.

Além do reajuste de 7,5% para todos, houve a renovação de todo o acordo, inclusive com a concessão de abono de R$ 2.300,00 em duas parcelas a serem pagas em dezembro e janeiro próximos.

“A proposta conquistada contempla as principais reivindicações da categoria, igualando a Poupex aos demais bancos”, observa Rodrigo Britto, presidente do Sindicato. “Todos estão de parabéns pelas negociações deste ano: os funcionários, o Sindicato e a empresa, que sabiamente construíram essa proposta vitoriosa”, acrescenta Antonio Eustáquio, diretor do Sindicato. “Os funcionários conquistaram uma proposta importante, que é um marco nos últimos anos”, diz Raimundo Dantas, também diretor da entidade.

Da Redação