No próximo dia 21 de outubro, a Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro (ARUC) fará aniversário de 63 anos. A importante data será marcada com uma exposição de 36 painéis com fotos, textos e QR Codes para visualizar vídeos com depoimentos, com lançamento da exposição no dia 16 de outubro, a partir das 19h, na Galeria do Espelho D’água da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Além da exposição, no dia 30, na quadra do Cruzeiro Velho, haverá uma Sessão Solene chamada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) em homenagem ao transcurso do aniversário da ARUC, quando será entregue monções honrosas a pessoas que são foram fundamentais para o crescimento da Associação e da comunidade do Cruzeiro.
O Sindicato dos Bancários de Brasília tem uma parceria de longa data com a ARUC. Robson Silva, jornalista e radialista, presidente da ARUC, conta que “a parceira do Sindicato dos Bancários tem beneficiado não só a ARUC, mas a própria comunidade do Cruzeiro”. “A ARUC não dispõe de sócios contribuintes, mantém parcerias públicas e privadas. A parceria com o Sindicato dos Bancários tem contribuído para que sejam ampliados os segmentos da associação. Hoje temos 160 bateristas e um grande grupo de passistas. Isso tudo tem sido propiciado em grande parte pela ajuda do Sindicato. Isso vem ocorrendo há muitos anos. O Sindicato tem sido muito importante e fundamental para o desenvolvimento cultural da ARUC e comunitário do bairro”.
O Museu da Memória da ARUC é o museu da memória do Cruzeiro. Nos anos 80, por meio de pesquisas do Departamento de Pesquisa da ARUC, identificou-se a data da fundação do Cruzeiro, em 1959. A partir daí criou-se a data de aniversário do Cruzeiro, 30 de novembro. “Esse mesmo trabalho de pesquisa serviu como base do decreto que implantou a Administração Regional do Cruzeiro. A importância da ARUC não é apenas para o carnaval, mas como uma instituição que propicia a cultura coletiva, um espaço coletivo de cultura e tem sua importância como um instrumento de desenvolvimento da comunidade cruzeirense. Nestes 63 anos, a contribuição da ARUC para o desenvolvimento criativo do Cruzeiro tem sido enorme”, conta Robson.
Patrimônio Cultural do Distrito Federal
O Instituto ARUC Cultural–DF, responsável pela exposição “Aruc, Patrimônio Cultural do Distrito Federal”, com recursos aprovados pela Lei Paulo Gustavo, começará em 16 de outubro, a partir das 19h, e permanecerá até dia 31 de outubro, na Galeria do Espelho D’água da Câmara Legislativa do Distrito Federal, e abrirá a programação do aniversário de 63 anos da ARUC.
A exposição é composta por 36 painéis com fotos, textos e QR Codes para visualizar vídeos com depoimentos, bem como a audiodescrição para pessoas com deficiência visual, e trata sobre o histórico da Associação, registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal.
Depois da Câmara Legislativa, a exposição vai circular por seis cidades do DF, começando pelo Gama, onde ficará na Biblioteca Pública entre os dias 4 e 30 de novembro, e depois em Samambaia, onde ficará no Complexo Cultural entre os dias 2 a 30 de dezembro. Para o ano seguinte, a exposição retorna entre os dias 7 de fevereiro a 16 de março no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) e de lá seguirá para Planaltina e São Sebastião em datas a serem confirmadas.
A circulação encerrará na própria sede da ARUC, onde a exposição permanecerá definitivamente integrada ao Museu Histórico da agremiação.
Serviço
Exposição “Aruc, Patrimônio Cultural do Distrito Federal” – alusiva aos 63 anos da ARUC (fundada em 21/10/1961)
Abertura: dia 16 de outubro, a partir das 19h, até dia 31 de outubro
Local: Galeria do Espelho D’água da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Contato de Imprensa: Rafael Fernandes – 61 9 8484-7067
Da Redação