Alencarinos homenageiam o mestre do violão Alencar 7 Cordas

0

O Teatro dos Bancários será palco do show de lançamento do CD Alencarinos, no dia 17 de setembro (quinta-feira), às 20h, em homenagem ao mestre do violão Alencar 7 Cordas, que deixou como legado a sua arte como instrumentista, professor e compositor. Bancários sindicalizados têm desconto.

Com direção musical de Fernando César, o show foi produzido por Ana Lion e Lucas de Campos. A interpretação é do Regional Alencarinos, que é formado por Fernando César, no violão de 7 cordas; Lucas de Campos, no violão de 6 cordas; Márcio Bezerra, na clarineta; Pedro Henrique, no cavaco; e Júnior Viégas, no pandeiro. Estão previstas ainda as participações especiais de Leandro Braga (piano), Odette Ernest Dias (flauta) e Leonel Laterza (voz). 

O CD gravado pelo grupo contou com a participação especial de grandes músicos: Leandro Braga, Sérgio Morais, Paulo André Tavares, Odette Ernest Dias, Victor Angeleas, Júnior Ferreira, Joel Nascimento, Beth Ernest Dias, Rogério Caetano, Fernando Machado, Reco do Bandolim, Jaime Ernest Dias, Leonel Laterza e Valério Xavier.

Das 15 faixas, apenas uma não é de autoria de Alencar: o choro Alencarino, composição com que Dinaldo Domingues homenageia o amigo chorão. Constam ainda no disco duas parcerias do mestre Alencar, uma com Clodo Ferreira (Brasil 3X4) e outra com Pedro Cariello (Entremares).
Trajetória de Alencar

José de Alencar Soares nasceu em Ipu, no Ceará, em 1951, e radicou-se em Brasília no início da década de 70. Peça fundamental no desenvolvimento musical da cidade, Alencar 7 Cordas participou da fundação do Clube do Choro de Brasília, integrou o grupo Choro Livre durante 25 anos como violonista e arranjador e ao longo de sua trajetória tocou ao lado de grandes nomes da música brasileira. 

O mestre do violão foi um dos professores pioneiros da Escola Brasileira de Choro Rafael Rabello. Com sua vocação nata de educador, ele criou sua própria escola, sendo responsável pela formação de vários músicos de Brasília de diferentes gerações.

Desde 2007, Alencar dirigia e integrava o Regional BemBrasil, com o qual iniciou a gravação do CD em 2011. Preparado o repertório, duas faixas foram gravadas e, inesperadamente, no dia 15 de setembro de 2011, aos 60 anos de idade, o músico faleceu.

Diante do desafio de finalizar o disco, o Regional BemBrasil convidou Fernando César para fazer os arranjos que faltavam e gravar o violão de 7 cordas nas demais faixas. Desde então o Regional passou a se chamar Alencarinos.
    
Serviço:

Local: Teatro dos Bancários (314/315 Sul – Bloco A)
Data: 17 de setembro (quinta)
Horário: 20h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia / bancários sindicalizados).
Classificação: livre

Da Redação