Agência do Itaú de Valparaíso (GO) é fechada devido às más condições de trabalho

0

Itau_Valp_4

As reformas nas agências do Itaú Unibanco continuam gerando enormes transtornos para bancários, clientes e usuários. Nesta quarta-feira (25), mais uma unidade, a de Valparaíso (GO), foi interditada em virtude das péssimas condições de trabalho e de atendimento. O problema, que é recorrente na rede bancária da instituição financeira, ainda teria facilitado atos de vandalismo de bandidos no último dia 16. Eles atearam fogo em um dos terminais de autoatendimento e quebraram os vidros das portas que dão acesso aos caixas eletrônicos e à agência.

Em minuciosa vistoria, diretores do Sindicato dos Bancários de Brasília, do Sindicato dos Trabalhadores no Ramo Financeiro da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Sintraf-Ride) e da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CN) constataram irregularidades e descumprimentos de normas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Na sequência, a unidade foi fechada até a conclusão da reforma.

Itau_Valp_15 
“O fechamento de agências do Itaú por falta de condições de trabalho ocorre desde 2011, quando o banco iniciou o processo de mudança visual e estrutural das unidades do Unibanco. De lá para cá, o Sindicato tem intensificado as vistorias e exigindo que o banco ofereça condições dignas de trabalho e de atendimento. Nossas diligências continuam em todas as agências em reformas”, destaca o diretor do Sindicato Roberto Alves de Souza, o Robertinho.

Itau_Valp_1

Ao longo de 2011, o Sindicato realizou uma série de vistorias para fiscalizar as condições de trabalho das unidades do Itaú Unibanco em reforma, das quais nove resultaram em fechamento. O motivo foi o mesmo: irregularidades e descumprimentos de normas do MET que expunham os bancários e clientes a situações de risco. Houve caso de unidade interditada duas vezes. Em todas as situações, o banco foi cobrado a tomar providências.

Além de Robertinho, também participaram da vistoria na agência do Itaú de Valparaíso o diretor da Fetec-CN José Pacheco e o técnico de Segurança do Trabalho do Sindicato Edvaldo Martins.

Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília