A evolução e importância do crédito

0

Crédito é um termo que traduz confiança, e deriva da expressão “crer”, acreditar em algo, ou alguém. O crédito, no sentindo financeiro, significa dispor recursos financeiros para fazer frente a despesas ou investimentos, ou seja, financiar a compra de bens, sejam eles materiais ou não.

No aspecto financeiro, o crédito teve seu início na Revolução Industrial, com o aparecimento da classe operária, que usufruía de um emprego mais ou menos estável e vivia do respectivo salário. A previsibilidade dos rendimentos do trabalho permitiu que os trabalhadores pudessem ser antecipados, dando início à prática do crédito. Em paralelo, o próprio contexto econômico propiciou esta mudança. A contratação de crédito popularizou-se mais tarde e de forma mais consolidada, colidindo com a cultura de cada país.

No Brasil, o crédito é composto por instituições financeiras e não financeiras que prestam serviços de intermediação de recursos de curto, médio e longo prazo para indivíduos e empresas que necessitam de recursos para o consumo e capital de giro.

O Banco Central do Brasil é o principal órgão responsável pelo controle e normatização deste mercado. O acesso ao crédito constitui-se em uma ferramenta fundamental para que indivíduos e empresas possam satisfazer sua capacidade produtiva e, com isso, estimular o crescimento econômico. Neste sentido, a expansão do mercado de crédito constitui uma marca importante do ciclo de crescimento da economia brasileira.

Com a criação do Banco Central do Brasil e do Conselho Monetário Nacional em 1964, além da regulamentação do Sistema Financeiro Nacional, foi aberta uma nova fase nas operações de crédito no Brasil.

A partir de 1967 houve uma intensificação de financiamentos tanto na produção como no consumo. Com o crédito obtido, o consumidor utilizará o bem imediatamente, assumindo um compromisso de pagamento em parcelas futuras. Uma taxa de juro, em conjunto com impostos sobre operações financeiras, é embutida no crédito, sendo estes os principais encargos do consumidor. Os bens normalmente financiados são veículos, equipamentos profissionais, materiais de construção, vestuário, eletrônicos, eletrodomésticos, além de outros bens não perecíveis.

Sendo assim, o crédito possui hoje um importante papel na economia, uma vez que é essencial ao financiamento do consumo das famílias e do investimento dos setores produtivos, que possibilita um aperfeiçoamento em aspectos tecnológicos, de estrutura e a geração de empregos, ocasionando a melhoria de vida de diversas pessoas e do país como um todo.

Da Redação, com informações dos sites:
Fontes: http://www.comofazer.org/empresas-e-financas/a-historia-do-credito/ – A história do Crédito
http://www.dieese.org.br/notatecnica/2014/notaTec135Credito.pdf – A evolução do crédito na economia brasileira 2008-2013
http://www.faap.br/faculdades/economia/pdf/monografias/tiago_cordeiro.pdf – O Sistema Financeiro Brasileiro
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-historia-do-credito-ao-consumidor-no-brasil/65404/ – A história do Crédito ao Consumidor no Brasil