8M Unificado: Mulheres do DF e Entorno vão às ruas neste 8 de março pela vida e pelo fim do machismo e do racismo

0

“Pela vida das mulheres, pelo fim do machismo e do racismo. Um Brasil sem fome, com mais emprego, saúde e educação. Bolsonaro e Ibaneis nunca mais!” Este é o mote do 8M Unificado DF e Entorno para a grande manifestação presencial que acontece na terça-feira (08), Dia Internacional de Lutas das Mulheres, quando elas levarão indignação e esperança às ruas e reafirmarão a urgência que têm em retirar do poder o governo que as deixam sem emprego, as oprimem e as matam.

O Sindicato se une a diversos movimentos sociais, organizações feministas e partidos políticos para reforçar a luta pelos direitos das mulheres. Com concentração a partir das 17h, no Museu da República, e saída às 18h30, em marcha pela Esplanada dos Ministérios, o ato será feito pela pluralidade do movimento de mulheres e feministas: indígenas, negras, brancas, trabalhadoras, desempregadas, periféricas, jovens e idosas, lésbicas, bissexuais e trans, mulheres com deficiências, por todas as mulheres que lutam por uma sociedade justa.

“Nós nos mobilizamos e marchamos contra todas as violências sofridas pelas mulheres e lutamos por uma participação cada vez maior delas na política, para juntas defendermos as pautas que mais afetam a vida das pessoas, neste ano tão importante para a democracia”, destaca a secretária das Mulheres do Sindicato, Zezé Furtado.

A organização do ato orienta que as participantes da marcha devem utilizar máscara tampando nariz e boca, álcool 70% e respeitar o distanciamento social. Também alerta sobre a importância de participar somente as mulheres que estiverem com o esquema vacinal contra a covid-19 completo.

Mais ações

Como parte do março de lutas, além da marcha do dia 8 de março, será realizada a Marcha das Mulheres Taguatinga/Ceilândia neste sábado (5). A concentração será às 14h, próximo à Feira da Ceilândia, com caminhada até a Feira dos Goianos.

Compõe ainda o calendário de lutas uma oficina sobre direito ao corpo e direitos reprodutivos, no dia 25 de março. Local e horário ainda serão definidos.

Confira a seguir o Manifesto da Articulação Nacional de Mulheres Bolsonaro Nunca Mais para o 8 de Março:

manifesto-8demarco-nacional-2022

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília