Os escritores, poetas, pai e filho, Carlos Nejar e Fabrício Carpinejar celebram 20 e 60 anos de carreira literária, respectivamente, com o espetáculo “Poesia de Pai Para Filho - Encontro de Duas Gerações”, que estréia nesta sexta-feira (28), às 21h, no Teatro dos Bancários. A entrada é gratuita
O espetáculo teatral com a leitura dos principais títulos de ambos, mostra a cumplicidade na criação dentro de casa, seja em dicas do método literário, ou em histórias de aprendizado e relembra momentos das suas trajetórias líricas.
Em versos, a montagem faz também uma homenagem sobre a importância da família. A peça é comemorativa das seis décadas de literatura de Carlos Nejar, 79 anos, membro da Academia Brasileira de Letras, e indicado ao Nobel pela Academia Brasileira de Filosofia; e os 20 anos de carreira de Fabrício Carpinejar, 45 anos, premiado com o Jabuti e Associação Paulista dos Críticos de Arte.
“A ideia veio do filho, e depois acolhi porque é muito importante pra mim estar junto dele. Penso que a poesia tem que ser dita, pois na oralidade ela se abre e comove. No papel é fria.Na fala, é ardente e humana. O espetáculo vai nos aproximar mais dos leitores, porque não é apenas a voz, é também o rosto, a forma de ser e dizer”, pontua Carlos Nejar.
Esta é a primeira vez que os poetas se unem para uma apresentação com a proposta de mostrar a troca de experiências e de cumplicidade entre pai e filho. “Era um sonho antigo. Eu e o meu pai vamos reviver tudo aquilo que vivemos na infância”, comenta Fabrício Carpinejar.
Encontro de duas gerações
No palco, duas gerações diferentes de autores, apresentando os seus ideais de criação literária, o seu método de trabalho, as dificuldades e desafios que tiveram que superar para alcançar o reconhecimento. No texto, momentos das suas trajetórias líricas. Carlos Nejar faz leitura de seus poemas prediletos e Fabrício conta histórias da convivência entre eles.
Em cena, todas as poesias são trabalhadas a partir de objetos simbólicos e emocionais, como relógio, escapulário, porão, retrato, mostrando um universo marcado por rituais masculinos. Juntos, Carlos e Fabrício explicitam que o homem chora, se emociona e que está cada vez mais aberto a transparecer seus sentimentos de continuidade e afinidade.
SERVIÇO
“Poesia de Pai Para Filho - Encontro de Duas Gerações”
Dia: 28 de setembro (sexta-feira), às 21h
Local: Teatro dos Bancários (314/315 Sul – Bloco A)
Ingressos: entrada franca (retirada de senha com 1 hora antes do início)
Informações: (61) 3262-9090 / 3034-6560 (Sindicato)
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados
Feito por Avalue Sistemas