O debate ocorreu na sede do Sindicato, das 19h às 22h, com expressiva participação do funcionalismo.
Foi respaldada pela plenária a idéia de ações judiciais por grupos de bancários cujas atividades apresentem características homogêneas e facilitem a produção de provas em juízo. A idéia é envolver o maior número possível de funcionários nas ações, sem limitação de quantidade de grupos.
O Sindicato percorrerá as dependências do BB para ampliar o debate e realizar mapeamento das características das diversas funções. Os grupos serão compostos a partir do resultado desse mapeamento, que será acompanhado pela assessoria jurídica da entidade.
Será produzida ainda cartilha com levantamento histórico da luta em defesa da jornada de 6 horas e com informações sobre as diversas ações jurídicas sustentadas pelo movimento sindical ao longo dos últimos anos. O Sindicato discutirá também, nos fóruns nacionais da categoria e no congresso dos funcionários do Banco do Brasil, a estratégia implementada no Distrito Federal.
"A realização da plenária foi o primeiro passo oriundo das decisões do IV Congresso dos Bancários de Brasília, na busca do cumprimento da jornada de 6 horas", lembrou Mirian Fochi, secretária de Assuntos Jurídicos do Sindicato. "Precisamos intensificar o debate e a mobilização para corrigir esta ilegalidade que é praticada pelo BB", conclui.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados