
Presidente do Sindicato, Eduardo Araújo (em pé) orienta bancários sobre as reestruturações no CSO/CSL do BB
A plenária com funcionários do Banco do Brasil que trabalham no Centro de Suporte Operacional (CSO) e no Centro de Suporte e Logística (CSL), realizada no dia 4, na sede do Sindicato, definiu os próximos passos dos bancários diante das reestruturações que tem ocorrido nesses setores.
Junto com o Sindicato, os trabalhadores que participaram da reunião definiram uma linha de mobilização com reuniões nas unidades de trabalho que tem proposta de reestruturação, canal de denúncia disponibilizado pelo Sindicado e cobrança de mais transparência e diálogo por parte do banco durante as mudanças que afetam os funcionários.
Pela manhã, antes da plenária dos trabalhadores, representantes do Sindicato e da Diretoria de Negócios e Operações (Dinop) e da Diretoria de Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas (Diref) do BB se reuniram para debater o assunto. Na ocasião, a empresa informou que iria abrir oportunidade para os assistentes se transferirem para as agências.
O BB se comprometeu em não obrigar e nem pressionar para a migração dos assistentes dos CSO para as agências. Ainda de acordo com o banco, esses bancários poderão escolher as unidades que desejarem ir, mesmo que não tenha vaga disponível.
Apesar de o banco ter apresentado informes preliminares sobre a reestruturação, funcionários estão desconfiados e inseguros com a notícia da mudança. Eles estão apreensivos sobre a possibilidade da diminuição das vagas no CSO/CSL.
Nova reunião com o banco
A empresa tem divulgado a ideia de que a movimentação será benéfica para o funcionário, mas os bancários não estão convencidos da proposta.
O Sindicato solicitará nova reunião com o banco para discutir reivindicações dos assistentes CSO, tais como a vantagens para a mobilização e mais informações sobre a reestruturação.
A mudança de local de trabalho dos assistentes dos CSO/CSL é facultativa e deve ser mantido o mesmo cargo, bem como a jornada de trabalho. Qualquer pressão para a movimentação para as agências ou outras irregularidades devem ser denunciadas ao Sindicato por meio do número 3262-9000. A identidade do bancário será mantida em sigilo.
Após plenária, Sindicato faz reunião com funcionários do CSO/CSL

Depois da plenária realizada dia 4, em sua sede, o Sindicato se reuniu, no dia 11, com os bancários e bancárias do Centro de Suporte Operacional (CSO) e no Centro de Suporte e Logística (CSL) para discutir as reestruturações que tem ocorrido nesses setores.
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados