O Sindicato está realizando uma consulta para aferir o clima organizacional no Banco do Brasil. O objetivo é aprofundar a compreensão sobre como trabalhadores e trabalhadoras avaliam o ambiente de trabalho e a atual gestão do banco, incluindo a presidência e suas diretorias.
A coleta, realizada por meio de questionário anônimo e confidencial, contava com 1.252 respostas até esta quarta-feira (19). Os dados parciais já revelam um quadro considerado preocupante, marcado por queda de motivação, insegurança e forte rejeição às recentes decisões estratégicas da direção do Banco do Brasil.
Segundo análise preliminar, há clara predominância de respostas de funcionários com mais de 11 anos de instituição, público mais sensível aos impactos das mudanças bruscas em curso. Os resultados apontam que mais de 87% dos participantes discordam total ou parcialmente das decisões estratégicas adotadas pela alta gestão, enquanto o pessimismo em relação ao futuro do banco supera 70%. A recomendação negativa do BB como local de trabalho também aparece como um sinal de alerta sobre a reputação empregadora da instituição.
As avaliações por escala (Likert) reforçam esse diagnóstico. Motivação baixa, percepção de ambiente pouco saudável, comunicação interna considerada fraca e baixo reconhecimento funcional são exemplos. Pontos como oportunidades de crescimento, equilíbrio entre vida pessoal e trabalho e gestão da presidência também receberam notas críticas, com destaque para índices muito baixos nos quesitos “comprometimento com o bem-estar dos funcionários” e “impacto das decisões estratégicas”.
Os relatos qualitativos reforçam o cenário de deterioração: o ambiente é descrito como “tenso”, “desmotivador”, “hostil” e marcado por “metas abusivas”. As mudanças recentes e a própria reestruturação são apontadas como os principais fatores de insatisfação. Diante desse cenário, os trabalhadores cobram mais diálogo, transparência e participação nas decisões, além de revisão nas políticas de cobrança e maior atenção ao bem-estar.
O Sindicato destaca que as informações coletadas serão essenciais para orientar ações políticas, jurídicas e sindicais em defesa dos direitos e das condições de trabalho dos bancários e bancárias do BB. A entidade reforça a importância da ampla participação da categoria para fortalecer a atuação coletiva diante das transformações em curso.
Caso não tenha respondido, participe até o dia 26 de novembro, clicando aqui.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados