O Sindicato recebeu nesta segunda-feira 20 diversas ligações de funcionários do BRB dando conta de erros no pagamento por parte do BRB, referentes, por exemplo, a adiantamentos de férias e antecipação de 13º salário.
Segundo os relatos, o banco, através da gerência de pagamentos, orientou o desconto integral, diretamente no contracheque ou através de débito na conta corrente dos funcionários, criando uma série de dificuldades financeiras para muitos, que se viram sem nenhum centavo em suas contas correntes.
De acordo com os funcionários que ligaram para o Sindicato, a gerente de pagamentos Elizabeth da Silva Marques teria afirmado que o problema foi de grande vulto, atingindo em torno de 500 bancários.
O Sindicato entrou em contato com o banco, que reconheceu a ocorrência do que chamou de erros esporádicos, mas não confirmou o número de trabalhadores atingidos, limitando-se a dizer que foi absolutamente inferior ao das denúncias feitas à entidade.
Ainda segundo o BRB, esses erros são decorrentes de ajustes na implantação de um novo sistema de recursos humanos, acertos necessários que, embora possam eventualmente criar alguma dificuldade para alguns funcionários, têm sido, nas palavras da instituição financeira, solucionados com rapidez.
O Sindicato compreende que ajustes possam ocorrer em função de novo sistema, que deve ser implementado com o objetivo de melhorar o ambiente na área de recursos humanos, mas lamenta a sequência de problemas que geram desconforto e dificuldade para diversos trabalhadores. A entidade lembra ainda que no mês de abril houve inclusive atraso no crédito.
O Sindicato solicita ainda ao banco um tratamento menos drástico quando da ocorrência de erros dessa natureza, especialmente no que se refere à devolução de valores por parte dos funcionários atingidos, de forma a não gerar a desgastante situação de ficarem sem pagamento.
Da Redação