
O diretor do Sindicato Eduardo Araújo (de vermelho), acompanhado do assessor jurídico da entidade Paulo Roberto Alves, durante a entrega dos documentos da denúncia contra o BB junto ao Ministério Público do Trabalho
Seguindo o calendário estabelecido para 2010, os bancários e o Banco do Brasil voltam a se reunir nesta quarta-feira, dia 3, às 10h, em Brasília, para dar continuidade às negociações das mesas temáticas. Serão dois os temas a serem tratados: remuneração, com discussões sobre o PCCS, jornada de seis horas, saúde e condições de trabalho, com ênfase no Plano Odontológico.
A apresentação do novo modelo do Plano Odontológico será o principal ponto cobrado pelos representantes dos bancários em razão de descumprimento, pela direção do BB, do prazo acordado para a sua implementação. O atraso tem gerado indignação. Questionado durante rodada de negociação no dia 20 de janeiro passado, que definiu o calendário de discussões das mesas temáticas e permanentes para este ano, o BB informou que até a semana do dia 25 apresentaria o modelo e a forma de implantação - o que não se confirmou. O assunto voltou a ser objeto de discussão no dia 28 (sobre incorporações), mas o banco voltou a frustrar os trabalhadores e nada foi apresentado.
“O prazo para o banco apresentar uma proposta de plano odontológico já expirou - e por duas vezes. Isso é que quebra de acordo coletivo, algo ilegal. O que temos visto até agora é apenas enrolação e total descompromisso do BB. Não podemos aceitar esse tipo de abuso”, dispara o presidente do Sindicato, Rodrigo Britto.
O diretor do Sindicato Eduardo Araújo informa que para esta quarta-feira (3) os trabalhadores esperam enfim a apresentação do modelo. “Também queremos resposta para questões do PCCS (piso do Dieese e incorporação das comissões aos salários, por exemplo) e cumprimento da jornada de 6 horas, sem redução de salário, entre outros pontos igualmente importantes sobre saúde e remuneração”, enumera Araújo.
O calendário das mesas temáticas
• 28 de janeiro – incorporações
• 3 de fevereiro: as questões do Plano de Carreira, Cargo e Salário (PCCS), jornada de seis horas, saúde e condições de trabalho
• 24 de fevereiro: previdência e terceirização
Mesa permanente de negociação
• 10 de fevereiro: BB 2.0, Comissão de Conciliação Prévia (CCP) e outras questões.
Plano Odontológico: Sindicato denuncia o BB no Ministério Público
O Sindicato ingressou na tarde desta terça-feira, dia 2 de fevereiro, com denúncia no Ministério Público do Trabalho contra o Banco do Brasil pelo descumprimento de termo de compromisso, assinado em junho de 2009, relativo à implantação do novo Plano Odontológico, cujo prazo final para ser instituído terminou no último dia 31 de janeiro.
Questionado durante rodada de negociação no dia 20 de janeiro passado, que definiu o calendário de discussões das mesas temáticas e permanentes para 2010, o BB informou que até a semana do dia 25 apresentaria o modelo e a forma de implantação - o que não se confirmou. O assunto voltou a ser objeto de discussão no dia 28 (sobre incorporações), mas o banco voltou a frustrar os trabalhadores e nada foi apresentado.
Jornada de seis horas
Apesar de rumores que circulam entre o funcionalismo sobre a jornada de seis horas, os debates sobre o tema somente vão se iniciar nesta quarta (3), não havendo ainda proposta do banco sobre a questão.
O Sindicato orienta que a categoria acompanhe os debates sobre essa e outras questões a partir dos canais de informação do Sindicato, para que não sejam espalhadas informações infundadas.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados