Em mais uma rodada de negociação, ocorrida na terça-feira (27), visando à revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), em especial para as trilhas de encarreiramento, o Sindicato apresentou uma contraproposta ao BRB, referente a prazos e pré-requisitos mínimos para a ocupação das diversas funções comissionadas do banco.
Em linhas gerais, a proposta apresentada pelo Sindicato prevê uma redução no tempo de banco, visto que a realidade do BRB é de que há um contingente de mais de dois terços de funcionários que ingressaram a partir de 2000, fazendo com que o BRB tenha hoje mais da metade de seus funcionários com menos de 10 anos de serviço.
Haverá uma nova rodada de negociação em 11 de junho, ocasião em que serão definidas as alterações para as trilhas de encarreiramento para a carreira bancária. Na ocasião, o banco apresentará a proposta de novo encarreiramento para a carreira tecnológica.
Após a reunião de 11 de junho, o Sindicato realizará reunião ampliada com os delegados sindicais, aberta a quem puder e quiser participar, para debater a proposta.
Vale-cultura
Na reunião do dia 27, se tratou também do retroativo do vale-cultura. O banco informou que o crédito do mês de maio foi feito, e que o valor retroativo a setembro de 2013 será creditado em no máximo 60 dias a contar de 1º de junho. O crédito será feito no cartão. O BRB alega que precisa deste prazo, pois precisa analisar a folha manualmente mês a mês, pois cada mês pode haver alteração em quem tem o direito a receber, visto que o benefício é destinado aos trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos no respectivo mês.
Nova reunião com vices-presidentes busca respostas para questionamentos
Na quarta-feira (28), em mais uma discussão com o vice-presidente do BRB Sérgio Nazaré (Distribuição, Desenvolvimento, Governo e Agronegócio) e com o diretor Marco Aurélio (Gestão de Pessoas e Administração), o Sindicato buscou respostas sobre as reivindicações apresentadas e questionamentos sobre assuntos relativos ao banco, os quais se seguem:
Contratações: conforme matéria já divulgada no site do Sindicato, o banco fará a contratação de 160 novos escriturários, sendo 100 agora no mês de junho e 60 dentro de aproximadamente quatro meses. O Sindicato considera importante o banco contratar mais bancários. Porém, reafirma que o número é insuficiente para repor a necessidade do BRB. O banco argumentou que este é o limite dentro da possibilidade orçamentária, e também obedecendo a estudo interno que apontou uma necessidade que apontou este número.
“Reafirmamos que a campanha por mais contratações continua, visto que a sobrecarga de trabalho não desaparecerá com estas novas contratações”, afirmou o diretor do Sindicato Antonio Eustáquio, que também é bancário do BRB.
Auditoria na TI: sobre a auditoria para identificar responsabilidades acerca das intermitências na TI, ocorridas em dezembro passado, especialmente após a implantação da solução multicanal, o banco disse que o grupo de trabalho coordenado pela área de segurança tem prazo até o fim do mês de junho para apresentação do relatório final.
Redução de dotação de caixas e gerentes de expediente: o banco afirmou que foi tomada decisão de fazer uma readequação na dotação de caixas e gerentes de expediente em todas as agências. Segundo o BRB, isto implicará na redução do número de vagas destas duas funções.
No entanto, afirmou que ninguém perderá a função, pois o que ocorrerá será, em determinadas unidades, a extinção das vagas não ocupadas definitivamente. O banco disse ainda que poderá haver o aumento destas funções em alguma unidade e a diminuição em outra.
“Este tipo de procedimento do banco não constrói, apenas tumultua a relação com o Sindicato e os funcionários”, criticou Antonio Eustáquio.
O Sindicato entende que decisões como estas são atos de gestão, e não pretende ingerir na gestão do banco. Porém, ponderou que tal medida pode resultar em graves problemas de sobrecarga de trabalho em algumas localidades. Desta forma, reivindicou que tal decisão fosse revista, especialmente nas unidades em que há a substituição temporária de caixas, e funcionários ocupando a função de gerentes de expediente em caráter de substituição, pois, se estas situações ocorrem, esta é a demonstração inequívoca de que há a necessidade destes funcionários nestas funções.
“A decisão do banco é contraditória, pois, ao mesmo tempo em que vai contratar escriturários para suprir demanda e minimizar a sobrecarga, decide reduzir dotação de caixas e gerentes de expediente, o que certamente provocará sobrecarga para estes setores. O Sindicato cobra coerência e reivindica alteração desta decisão”, frisou o diretor do Sindicato Ronaldo Lustosa.
Ao final da reunião, o Sindicato demonstrou preocupação com algumas situações que estão ocorrendo na área de TI, especialmente com a contratação de empresas de forma dirigida, o que sugere favorecimento, e solicitou ação imediata para esclarecer isto
Mentira: segundo diversos gerentes gerais, representantes do BRB afirmaram em reunião na quinta-feira (29) que o Sindicato apoiava as medidas de redução de dotação de caixas e gerentes de expediente. O Sindicato afirma categoricamente que isso é mentira e repudia esse tipo de atitude. Tanto isso é improcedente que na reunião com vice-presidente do BRB Sergio Nazaré e o diretor Marco Aurélio o Sindicato reivindicou a revisão da decisão do banco.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados