Notícias

1 de Março de 2018 às 17:08

Palestra mobiliza bancários e professores em atividade de formação

Compartilhe



Os sindicatos dos bancários e dos professores lançaram na noite da terça-feira, dia 27 de fevereiro, um programa comum de formação de dirigentes e ativistas sindicais. O evento realizado no auditório do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) mobilizou delegados sindicais das duas categorias para debate do tema Neoliberalismo X Bem-Estar Social com Aloizio Mercadante, ex-ministro da Educação, da Casa Civil e de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A secretária da Formação do Sindicato dos Bancários, Teresa Cristina, compôs a mesa do debate com as dirigentes do Sinpro-DF Rosilene Corrêa e Luciana Custódio. O presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, contribuiu com as discussões. Estivem presentes também as diretoras Marianna Coelho, da secretaria de Assuntos Jurídicos; Raissa Fraga, da secretaria da Juventude; e o diretor Kleytton Morais.

O programa de formação comum tem por objetivo ampliar o conhecimento e a capacidade crítica dos ativistas sindicais (dirigentes, delegados e militantes de base) acerca dos desafios históricos e atuais aos trabalhadores e suas entidades representativas na luta por direitos e novas conquistas.

Em sua explanação, Mercadante enfatizou os retrocessos vivenciados pelo povo brasileiro com o ilegítimo governo Temer, cuja marca é a radicalização na agenda neoliberal de destruição dos direitos dos trabalhadores, dos programas sociais e das políticas públicas. O resultado, a seu ver, é o bloqueio à perspectiva de um Estado de bem-estar social, para que impere a lógica do capital rentista, de concentração da renda, com empobrecimento e miséria na outra ponta.

Mercadante lembrou ainda a ofensiva neoliberal contra os movimentos sociais, com ataques frontais à organização dos trabalhadores visando asfixiar os sindicatos com a falta de recursos para as mobilizações em defesa de seus direitos e conquistas históricas. Sua palestra foi seguida de debate com os ativistas sindicais bancários e professores.

Para o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, a resistência ao desmonte da legislação trabalhista, da Previdência Social, do patrimônio público e da democracia em curso no país exige disposição de luta redobrada, com mais e melhor formação daqueles que se colocam na liderança das mobilizações. “Mais importante ainda quando essa formação se dá por meio de parceria entre as entidades sindicais, na perspectiva de fortalecimento da união dos trabalhadores, como é o caso desse nosso projeto comum, com envolvimento de bancários e professores”, acentuou.

Livro

Aloizio Mercadante informou durante o evento que lançará em breve um livro sobre os governos Lula e Dilma, com os quais colaborou como ministro e como líder no Congresso.

Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília

Tags

ÚLTIMAS
Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa