

Tradicionalmente, o mês de outubro é marcado por ações que visam prevenção de um dos tipos de câncer mais comum no Brasil e no mundo. Para reforçar a importância da campanha e do autoexame para um diagnóstico precoce do câncer de mama, o Sindicato colore a fachada da sede da entidade em apoio ao Outubro Rosa.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 50 mil novos casos são registrados por ano no Brasil. A incidência é relativamente rara entre pessoas com até 35 anos, mas cresce progressivamente após os 50 anos.
“Outubro é um mês referencial para as mulheres do mundo inteiro e, por isso, é fundamental para que a sociedade como um todo se atente para a importância dos exames periódicos e da saúde da mulher”, lembra a secretária de Mulheres do Sindicato, Helenilda Cândido.
A diretora chama atenção, ainda, para o acesso aos exames por meio do Sistema Único da Saúde (SUS). “Também é o momento para discutir as políticas públicas do país, garantindo que mais brasileiras possam fazer os exames e, caso a doença se confirme, se tratar gratuitamente.
Prevenção versus mortalidade
Segundo estudo realizado pela revista de saúde inglesa The Lancet, que avaliou mais de 23,3 milhões de pessoas em 67 países, o Brasil registrou uma queda na taxa de mortalidade dos pacientes diagnosticados com câncer. A sobrevida da pessoa com câncer de mama aumentou de 78% no ano 2000 para 87% em 2005.
Apesar da redução, foram registradas 14.338 mortes de pessoas com esse tipo de câncer em 2013. Naquele ano, 14.207 mulheres perderam a vida. Mesmo representando apenas 1,26% das mortes, a doença também acomete os homens, apesar de ser raro.
A prevenção é o melhor remédio e o diagnóstico precoce aumenta as chances de superar a doença. Por isso, o Sindicato reforça a importância de realizar os exames preventivos, inclusive o autoexame.
Joanna Alves
Colaboração para o Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados