O Sindicato acompanha com atenção os desdobramentos da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (18), que resultou, entre outras ações, no afastamento do presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, e na prisão do banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master.
Diante da crise, o governador Ibaneis Rocha indicou Celso Eloi, atual superintendente da Caixa Econômica Federal em Brasília, para assumir interinamente a presidência do BRB.
O Sindicato divulgará, até o final do dia, uma nota dirigida aos bancários e à população, reforçando seu compromisso com a defesa do BRB e dos seus funcionários e funcionárias.
A seguir, a íntegra da nota divulgada pela Polícia Federal sobre a operação:
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (18/11), a Operação Compliance Zero, com o objetivo de combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que integram o Sistema Financeiro Nacional.
Policiais federais cumprem cinco mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas da prisão, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.
As investigações tiveram início em 2024, após requisição do Ministério Público Federal, para investigar a possível fabricação de carteiras de crédito insubsistentes por uma instituição financeira. Tais títulos teriam sido vendidos a outro banco e, após fiscalização do Banco Central, substituídos por outros ativos sem avaliação técnica adequada.
Estão sendo investigados os crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária, organização criminosa, entre outros.
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados