Banco BRB

9 de Outubro de 2009 às 13:09

O BRB abusa, provoca, tripudia e mente

Compartilhe

Em negociação ocorrida nesta sexta (9), dando continuidade à negociação  iniciada quinta no início da noite, a diretoria do BRB não avançou em nada no que havia sido colocado na mesa. A proposta, cujos principais itens foram já divulgados pelo Sindicato, permanece a mesma.

brb9out.jpg

Diante deste fato, o Sindicato entende que a continuidade da greve é o único caminho para dobrar a intransigência e insensibilidade da diretoria do banco.

Nesta sexta, pela manhã, a diretoria do BRB, antes da negociação com o Sindicato, o que por si só já denotou indisposição para a negociação, divulgou nota, mais uma vez extensa, onde, além de divulgar fatos relacionados à negociação, desferiu ataques e inverdades sobre o processo negocial e contra o Sindicato. Demonstrou desconhecer efetivamente o que vem a ser democracia, numa confusão de conceitos tacanha, num comportamento absolutamente incompatível com o cargo de dirigentes  de uma empresa do porte do BRB.

Os fatos como são:

1 - A negociação não se concluiu ontem (8), fato que levou o Sindicato a transferir a assembléia para hoje, pois o próprio banco concordou em continuar a negociar hoje (9), embora, pelo visto, já tinha disposição de em nada avançar, conforme demonstrado em mesa, onde não apresentou nada novo.

2 - A convocação de uma assembléia, dentro dos marcos legais, deve obedecer a critérios claros, previstos no Estatuto do Sindicato, e não ao bel prazer do presidente do banco, como ele fez crer, demonstrando um imenso desconhecimento e um pendor antidemocrático típico dos déspotas. Aliás, será que uma assembléia dos acionistas do BRB pode ser convocada por qualquer um, sem obedecer a critérios previstos em estatuto?

3 - Por fim, a diretoria do banco agride o Sindicato chamando-o  de antidemocrático e manipulador. É de se fazer uma pergunta: o que a diretoria entende por e de democracia?

Ou será que democracia é:

- ameaçar ajuizar dissídio, não apostando na negociação, conforme divulgou o banco?
- promover assédio moral com os comissionados, especialmente gerentes, forçando-os  a comparecerem à assembléia, para votarem na proposta da “diretoria” (nem Tarcísio Frankin ousou tal atitude), independentemente de que proposta seja, obrigando-os a passarem por este papel ridículo, submisso e constrangedor?
- deslocar comissionados da DG para abrirem caixa em agências?

Mais surpreendente ainda é o banco se reportar a informativos do Sindicato, considerando-os corretos e dizendo que somos manipuladores.

Cabe ainda questionar o banco: se este considera sua proposta de PLR tão boa, por que não a divulgou e fez a devida propaganda, para “convencer” os funcionários de sua “beleza”? Provavelmente porque a diretoria tenha convicção de que ela não é assim tão boa.

Comentar todas as bobagens escritas no comunicado do BRB necessitaria de mais folhas, mas como o Sindicato se pauta por discutir livremente, e, preferencialmente pessoalmente, até para poupar tempo dos funcionários, que certamente têm outras coisas a fazer, o Sindicato fica por aqui, convocando todos a refletirem, LIVREMENTE, sobre as verdadeiras verdades, e a se posicionarem conforme suas consciências, libertas do medo, e do jugo que ora a diretoria do BRB quer impor.

Tags

Banco BRB
Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa