Os novos delegados sindicais posam para a foto oficial: mobilização
Tomaram posse nesta quinta-feira (26), em cerimônia na sede do Sindicato, os mais de duzentos novos delegados sindicais do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do BRB. Eles cumprirão um papel fundamental na organização da categoria nos locais de trabalho, principalmente neste momento de mobilização da Campanha Nacional.
“A campanha nacional é o momento no qual a nossa organização e a nossa capacidade de luta são testadas para valer. A diretoria sozinha não faz um Sindicato, e muito menos uma campanha vitoriosa, capaz de arrancar as conquistas que os bancários precisam”, ressaltou Wandeir Severo, diretor do Sindicato e funcionário da Caixa, que compunha a mesa da cerimônia juntamente com os também diretores Jeferson Meira (funcionário do BB) e Cristiano Alencar (bancário do BRB).
Da esq. para dir.: os diretores do Sindicato Wandeir Severo (Caixa), Jeferson Meira (BB) e Cristiano Alencar (BRB)
“Há já algum tempo que as nossas campanhas abordam outros temas para além da luta pelo reajuste salarial. O delegado sindical tem que estar alerta para todas as questões que envolvem o seu local de trabalho, e que muitas vezes estão além da exploração econômica. Para a luta contra o sofrimento psicológico e o assédio moral, por exemplo, a ação cotidiana do delegado sindical é fundamental”, afirma André Nepomuceno, secretário-geral do Sindicato.
Durante a cerimônia, três delegados sindicais receberam solenemente seus certificados em nome dos demais. Álvaro Castro Fonseca, do Banco do Brasil; Henrique Cunha, pela Caixa; e Antônia Zuila Martins, pelo BRB, subiram ao palco para serem empossados no mandato de delegado sindical, obtido por votação direta dos colegas de trabalho e válido pelo período de um ano.
“Eu mesmo me sinto ainda muito como delegado sindical, até por ter me tornado diretor recentemente. O delegado sindical é aquela figura que não perdeu a capacidade de se indignar diante da injustiça. E, por isso, é uma pessoa fundamental na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária”, disse Cristiano Alencar, diretor do Sindicato.
“O delegado sindical é o elo fundamental que mantém a categoria coesa. Há muitas situações nas quais é preciso que ele faça a mediação entre a diretoria do Sindicato e a base, mas há também tantas outras que ele pode resolver ali imediatamente, com seus superiores diretos. O delegado é fundamental para a qualidade do trabalho na dependência, na agência, onde for”, afirmou o diretor do Sindicato Jeferson Meira.
Após a diplomação dos três delegados sindicais dos bancos públicos, foi exibido o vídeo Por Dentro do Sistema, da Contraf-CUT, que mostra a evolução do sistema financeiro e do movimento sindical bancário no Brasil. A cerimônia se encerrou com um coquetel no foyer do Teatro, onde foram entregues os certificados ao conjunto dos novos delegados sindicais.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados