Sindicato com Previ
As condições de reingresso no Previ Futuro, plano de previdência complementar dos funcionários pós 98 do BB, acabam de ser alteradas, oferecendo melhorias e facilidades para os trabalhadores Esta era uma bandeira de luta da Chapa 3-Unidade na Previ, que foi eleita e empossada.
O conselheiro consultivo eleito, Rafael Zanon, explica que as alterações foram pensadas para aqueles participantes do Previ Futuro que, por diversos motivos, pediram o cancelamento de sua inscrição, mas que, passado algum tempo, querem reingressar no Plano. O retorno era dificultado pelo fato de o regulamento prever a obrigatoriedade de quitar à vista o total das contribuições pessoais e patronais relativas ao período em que estiveram desligados. Esse valor representa 14% das verbas de natureza salarial recebidas durante esse tempo.
Como muitos participantes não tinham como arcar com essa despesa, a Previ, atendendo as iniciativas dos dirigentes eleitos, tomou duas providências para viabilizar que um maior número de pessoas pudessem retornar ao Plano. Uma delas foi aprovar a concessão de Empréstimo Simples específico a quem quiser reingressar. Batizada de ES Reingresso, a nova linha de crédito tem teto de R$ 35 mil, prazo para pagamento em até 60 meses e está condicionada à existência de margem consignável, dispositivo que demonstra a capacidade de pagamento.
O valor do empréstimo não transita pela conta corrente do participante e é transferido diretamente para seu saldo de conta. Assim, ele retoma os investimentos dele e da patrocinadora para a aposentadoria futura, e continua protegido pelos benefícios de invalidez e de pensão por morte, caso aconteça algum evento fortuito.
A outra providência tomada pela Previ foi alterar o regulamento para que o ex-participante arque somente com as contribuições dos benefícios de risco, o que corresponde a 1,2% do salário recebido. Essa alteração foi aprovada pelos colegiados da Previ e aguarda anuência da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) para ser implantada.
A Previ enviou correspondência com orientações detalhadas sobre a operação para os ex-participantes que permanecem no Banco.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados