Banco do Brasil

9 de Junho de 2010 às 11:59

Novas condições facilitam o reingresso de bancários no Previ Futuro

Compartilhe

Sindicato com Previ

As condições de reingresso no Previ Futuro, plano de previdência complementar dos funcionários pós 98 do BB,  acabam de ser alteradas, oferecendo melhorias e facilidades para os trabalhadores  Esta era uma bandeira de luta da Chapa 3-Unidade na Previ, que foi eleita e empossada.

O conselheiro consultivo eleito, Rafael Zanon, explica que as alterações foram pensadas para aqueles participantes do Previ Futuro que, por diversos motivos, pediram o cancelamento de sua inscrição, mas que, passado algum tempo, querem reingressar no Plano. O retorno era dificultado pelo fato de o regulamento prever a obrigatoriedade de quitar à vista o total das contribuições pessoais e patronais relativas ao período em que estiveram desligados. Esse valor representa 14% das verbas de natureza salarial recebidas durante esse tempo.

Como muitos participantes não tinham como arcar com essa despesa, a Previ, atendendo as iniciativas dos dirigentes eleitos, tomou duas providências para viabilizar que um maior número de pessoas pudessem retornar ao Plano. Uma delas foi aprovar a concessão de Empréstimo Simples específico a quem quiser reingressar. Batizada de ES Reingresso, a nova linha de crédito tem teto de R$ 35 mil, prazo para pagamento em até 60 meses e está condicionada à existência de margem consignável, dispositivo que demonstra a capacidade de pagamento.

O valor do empréstimo não transita pela conta corrente do participante e é transferido diretamente para seu saldo de conta. Assim, ele retoma os investimentos dele e da patrocinadora para a aposentadoria futura, e continua protegido pelos benefícios de invalidez e de pensão por morte, caso aconteça algum evento fortuito.

A outra providência tomada pela Previ foi alterar o regulamento para que o ex-participante arque somente com as contribuições dos benefícios de risco, o que corresponde a 1,2% do salário recebido. Essa alteração foi aprovada pelos colegiados da Previ e aguarda anuência da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) para ser implantada.

A Previ enviou correspondência com orientações detalhadas sobre a operação para os ex-participantes que permanecem no Banco.

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa