Os 150 funcionários aprovados no Programa de Ingresso da Diretoria de Tecnologia (Progrid) do Banco do Brasil tomaram posse na segunda-feira (13). O Progrid é mais uma conquista dos bancários e permite, por meio de prova objetiva e entrevista, que funcionários de todo o país concorram a vagas de assistente na Ditec em condições de igualdade.
Por se tratar de um processo seletivo isonômico e democrático, o Progrid coloca fim aos processos anteriores de seleção para cargos comissionados nas Unidades Estratégicas que se davam por indicação, gerando prejuízo para o conjunto dos trabalhadores. Segundo o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato e membro da Comissão de Empresa dos Funcionários, Rafael Zanon, era comum que funcionários mais qualificados ficassem de fora do processo de indicação.
Agora, o Sindicato luta para que o banco amplie esse processo de seleção para outros setores. “Nós queremos que as seleções sejam mais democráticas e que avaliem o mérito e as competências dos bancários. Entendemos que essa é a forma adequada e que deve se estender para todos os setores do banco, democratizando ainda mais os processos seletivos”, defende Zanon.
Pricilla Beine
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados