

O Sindicato dos Bancários de Brasília convida os bancários e trabalhadores em geral para plenária que realizará nesta quinta-feira (17), às 19h30, no auditório da Escola Parque 308 Sul, para debater o atual cenário político. O jornalista, analista político e diretor de documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antonio Queiroz, é o convidado para o encontro.
A diretoria do Sindicato vê com preocupação as consequências do processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff, do vice, Michel Temer, e de cassação do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, além do envolvimento do presidente do Senado, Renan Calheiros, na Operação Lava Jato.
Diante de uma grave crise política e econômica que já vem se arrastando há tempos, paralisando o Brasil, uma gravíssima ameaça está posta por grupos que defendem até mesmo medidas extremadas, como a intervenção militar ou um golpe na democracia.
Em agosto, o Sindicato realizou uma plenária que debateu a conjuntura política no contexto da Campanha Nacional, em que foram apontados os equívocos da atual política econômica, baseada em juros altos e ajuste fiscal, uma vez que quem tem pagado a conta são os mais pobres.
Entre outros pontos, estará em debate o avanço das forças conservadoras de que a atual composição do Congresso Nacional é bastante representativa, sob o comando de Eduardo Cunha, que colocou em votação projetos como o PL 4330, da terceirização total, o PLS 555, que abre o capital das empresas públicas, o Simples Trabalhista e o que institui a prevalência do negociado sobre o legislado, entre outros. Projetos que jogam o Brasil em um cenário de incertezas, com consequências nefastas para os trabalhadores e a população.
“É urgente um debate mais aprofundado e consequente dessa conjuntura para uma intervenção mais qualificada nesse processo. É preciso colocar fim a esse atual estado de coisas, superando as divergências, em defesa do Estado Democrático de Direito e pelo resgate da estabilidade política e econômica”, defende o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo.
*Atualizada às 20h24 de 15/12
Renato Alves
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados