A necessária reformulação do Plano de Assentamentos Rurais do DF –PRAT rumo à criação de um Programa de Reforma Agrária para o Distrito Federal
Em novembro de 2020, o governo do Distrito Federal enviou a Câmara Legislativa do Distrito Federal o projeto de lei nº 1454/2020 que visava alterar alei nº 5803 de 2017, que institui a política de regularização de terras públicas rurais do Distrito Federal sob tutela da TERRACAP. Este projeto de lei, de autoria do deputado Roosevelt Vilela, do PSB, e acordado com a bancada do governo na CLDF, pretendia estabelecer novas regras para a regularização das terras públicas, em especial terras rurais inseridas em macrozona urbana.
Os movimentos que compõe o Campo Unitário Agrário do Distrito Federal (MST, CONTAG, FETRAF, MATR e Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais do DF) juntamente com o bloco de esquerdada CLDF, composto pelos mandatos da deputada Arlete Sampaio, e dos deputados Chico Vigilante, Fabio Felix, Leandro Grass e Reginaldo Veras, se debruçaram ao decreto identificando pontos confusos, que privilegiavam, em um primeiro momento, a regularização da grilagem de terras, padronizava mecanismos de regularização em territórios de natureza distintas, inserindo os mesmos parâmetros para áreas rurais de características urbanas sem diferenciá-las das áreas rurais em macrozona rural ou de áreas de assentamentos de reforma agrária, territórios distintos cultural e socialmente que são regidos, inclusive, por lei federal que institui outro padrão de tamanho mínimo de parcelas, levando em consideração que a atividade principal nestes territórios é a agricultura.
Observamos também que o PL proposto pelo governo suprimia do texto original o Programa de Assentamentos Rurais do DF –PRAT e retirava a possibilidade de que áreas públicas rurais em posse da Terracap, frutos também de espólio, grilagem ou processos judiciais, pudessem ser desapropriadas e destinadas preferencialmente para o PRAT, para que assentamentos de Reforma Agrária pudessem ser criados beneficiando as milhares de famílias sem terra que hoje vivem em acampamentos no Distrito Federal.
A partir desta movimentação, conseguimos reunir com o deputado Claudio Abrantes, líder do governo na CLDF e com representações da Terracap, e garantir a reinserção do art 17, que priorizava a destinação de áreas públicas em macrozona rural, solicitada pelas organizações sociais, ao Programa de Assentamentos Rurais do DF, bem como, apontar na lei, a reestruturação do PRAT, com criação de grupo de trabalho ampliado para que a legislação que define as regras de assentamento tenha de fato força de lei, com autonomia da lei 5803 e estabelecendo critérios que levem em conta a criação de um programa estruturado de Reforma Agrária no DF, participativo e com ênfase no debate da posse da terra, mas também em aspectos de infraestrutura, produção, comercialização e desenvolvimento social e cultural dos territórios agrários no DF.
Para tanto, a partir da criação do grupo de trabalho para reestruturação da lei do PRAT-DF (Decreto 37.583/2016) com participação ampliada de setores da sociedade e entidades do governo, o campo unitário agrário do DF, na primeira reunião do GT, apresentou e seguirá defendendo os seguintes pontos para que de fato tenhamos uma lei que institua uma política de Reforma Agrária no Distrito Federal com justiça social, com agroecologia, com produção de alimentos saudáveis para o povo do DF, com resgate da cultura camponesa e da agricultura familiar, com uma nova sociabilidade e compromisso com a terra e com o meio ambiente.
Elencamos aqui, vinte pontos que entendemos necessários para que se inicie a reformulação do PRAT e conduza o debate político para a criação de uma política Distrital de Reforma Agrária no DF:
Distrito Federal, 13 de janeiro de 2021
Assinam este documento:
Associação Brasileira de Reforma Agrária –ABRA
Associação dos Docentes da Universidade de Brasília –UnB -Adunb
Casa da Natureza de Ceilândia
Central de Movimentos Populares do DF –CMP-DF
Central Única dos Trabalhadores –CUT Brasília
Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá e Itapoã –CEDEP
Consulta Popular DF
Comissão Brasileira de Justiça e Paz -CBJP
Comissão Pastoral da Terra –Regional Goiás – CPT -GO
Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura –CONTAG
Confederação Nacional dos Trabalhadores da agricultura Familiar -CONTRAF
Conselho Indigenista Missionário -CIMI
Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos -CONAQ
Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar –FETRAF
Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Distrito Federal –Fórum EJA DF
Grupo de Trabalho Pró-alfabetização–GTPADF
Instituto de Estudos Socioeconômicos -INESC
Levante Popular da Juventude –LPJ-DF
Núcleo de Estudos Agrários da UnB –NEAGRI
Núcleo de Estudos Cubanos da UnB –NESCUBA
Mandato da Deputada Distrital Arlete Sampaio –PT DF
Mandato do Deputado Distrital Chico Vigilante –PT DF
Mandato do Deputado Distrital Fábio Felix –PSOL DF
Mandato do Deputado Distrital Leandro Grass –REDE DF
Mandato da Deputada Federal Érica Kokay –PT DF
Marcha Mundial das Mulheres –MMM DF
Movimento de Apoio ao Trabalhador Rural –MATR
Movimento dos Atingidos por Barragens -MAB
MovimentodeMulheres Camponesas –MMC DFE
Movimento Passe Livre do Distrito Federal e Entorno –MPL DFE
Movimento pela Soberania Popular na Mineração –MAM DFE
Movimento Popular por uma Ceilândia Melhor –MOPOCEM
Movimento dos Trabalhadores por Direitos –MTD DF
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra –MST-DFE
Movimento dos Trabalhadores Sem Teto –MTST DF
Partido Comunista do Brasil –PCdoB DF
Partido Socialista Brasileiro –PSB-DF
Partido Socialismo e Liberdade –PSOL DF
Partido dos Trabalhadores–PT-DF
Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político
Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares –RENAP DF
Sindicato dos Bancários de Brasília
Sindicato dos Comerciários do Distrito Federal
Sindicato dos Professores do DF –SINPRO DF
Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais do DF
Sindicato dos Urbanitários do DF –STIU DF
Sociedade Maranhense de Direitos Humanos –SMDH Brasília
Terra de Direitos
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados
Feito por Avalue Sistemas