Banco do Brasil

27 de Agosto de 2009 às 09:31

No “Banco do Danilo”, o prêmio é a violência organizacional

Compartilhe

A famigerada “política do funcionário do mês”, aplicada em redes de lanchonete e supermercados, foi adotada este mês pela Diretoria de Distribuição do Banco do Brasil para premiar os “destaques da mobilização para o crédito”. Esse método de "premiação", na verdade, se utiliza do que de mais ultrapassado existe em modelo de gestão de pessoas e incentivo à produção ao promover a exposição pública dos funcionários.

Diz trecho da nota divulgada na agência de notícia interna do BB do dia 24 último: “A ação de mobilização para o crédito, lançada no dia 5 de agosto e prorrogada até o próximo dia 31, demonstrou grande envolvimento de todos e implicou aumento significativo dos negócios. Listamos abaixo os dez gerentes de módulo PF e PJ que se destacaram nessa ação durante o período de 5 a 18 de agosto”.

Para o Sindicato, porém, a política não passa de um flagrante de violência organizacional. “A valorização de fato dos funcionários não passa pela adoção de métodos questionáveis como esse. Não é o que se espera de uma empresa de ponta como o BB”, dispara o diretor do Sindicato Rafael Zanon. “O dia a dia do trabalhador do BB já é desgastante o suficiente para ele ainda ter que ter cumprir metas que não levam em consideração a sua realidade e suas condições de trabalho, gerando desestímulo, além de adoecimento físico e mental”, complementa Eduardo Araújo, diretor do Sindicato. 

Gerentes de módulo

Em negociação para tratar da pauta específica dos funcionários, a primeira da Campanha Nacional, o Banco do Brasil aceitou a reivindicação do movimento sindical bancário e irá rever a situação dos gerentes de módulo que tiveram sua classificação alterada de Avançado para Básico por falta de certificações. Os bancários voltarão a receber a comissão de gerente de módulo avançado até que haja novo processo de certificação, que está previsto para o mês de novembro, quando então esses gerentes terão que cumprir a exigência. O acerto será feito na folha de pagamento de setembro.

Atualizado às 17h57

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa