
Marcha das Mulheres Negras vai tomar as ruas de Brasília no dia 18 de novembro, com o lema Contra o Racismo e a Violência e pelo bem Viver. A atividade será antecedida por oficinas, palestras, rodas de conversa, seminários e outras programações nos dias 16 e 17 que discutirão o direito e a realidade das mulheres negras. A programação completa das atividades será divulgada a partir do dia 8 de novembro.
A CUT e várias outras entidades sindicais e dos movimentos sociais estão em um esforço conjunto de construção do evento.
No manifesto da Marcha, divulgado no site do evento, é apontado o duplo problema que as mulheres sofrem: “Vivenciamos a face mais perversa do racismo e do sexismo por sermos negras e mulheres. No decurso diário de nossas vidas, a forjada superioridade do componente racial branco, do patriarcado e do sexismo fundamenta e dinamiza um sistema de opressões”. As mulheres negras representam 25% de toda a população brasileira.
A programação geral pode ser conferida aqui:
13 – 18 DE NOVEMBRO
10h- Abertura do alojamento e acampamento
Local: Lateral do Ginásio Nilson Nelson
14 – 18 DE NOVEMBRO
Oficinas, seminários, roda de prosa, lançamento de livros e audiovisuais, feira solidária, plenárias, mostras, apresentações culturais
Local: Museu da República
18 DE NOVEMBRO
Marcha Nacional das Mulheres Negras
9h- Concentração
Local: Ginásio Nilson Nelson
10h- Saída
Roteiro: Ginásio Nilson Nelson, Eixo Monumental, Parada Museu da República, Eixo Monumental, Congresso Nacional, Praça dos Três Poderes
Fonte: CUT Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados