
Diretor do Sindicato e coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, Eduardo Araújo reforçou a necessidade de redução da jornada de trabalho. “A jornada legal de 6 horas dos bancários é desrespeitada solenemente por todos os bancos, incluindo o BB. Por isso, defendo que todos os trabalhadores do banco entrem de cabeça nessa luta do Sindicato para exigir o cumprimento das 6 horas”, disse ele, também funcionário do BB.
Em relação à remuneração, Araújo conclamou os bancários do BB a lutarem coletivamente. “O individualismo não pode prevalecer diante dos interesses de toda uma categoria. Quanto mais unido e mobilizado, o funcionalismo terá mais poder de pressão junto ao banco. Por isso, esperamos mais empenho e ampla participação dos trabalhadores na Campanha Nacional Unificada 2011”, cobrou.
As comissões também foram citadas por Eduardo Araújo como um dos assuntos mais controversos. “Em 2004, por exemplo, apresentamos ao banco uma proposta de crescimento horizontal, sem precisar que alguém morra para a comissão ser disponibilizada”, frisou. De acordo com Araújo, o BB deve implantar regras claras e/ou abrir seleção para as comissões, a exemplo da Caixa Econômica Federal, que adotou o Processo Seletivo Interno (PSI). “Essa disputa interna por comissão não é saudável. Favorece inimizades no ambiente de trabalho. As comissões não podem ser concedidas por indicação”, criticou.
Coordenada pelo diretor do Sindicato e funcionário do BB Kleytton Morais, a mesa sobre remuneração e condições de trabalho também abriu espaço para que os participantes do Congresso Distrital do BB pudessem participar dos debates. Após a análise de Araújo, os bancários tiraram dúvidas e apresentaram suas propostas. “Foi um debate produtivo e que contou com a participação de muitos bancários, novos e antigos. Isso é importante para a revigorarmos nossa luta e dar mais fôlego aos debates para fortalecer nossa campanha nacional”, concluiu.
Na sequência, Eduardo Araújo conduziu assembleia para aprovar os delegados de Brasília para o 22º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, marcado para os dias 9 e 10 de julho em São Paulo. A delegação de Brasília foi aprovada por unanimidade.
Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados