

“Universidade não se vende, se defende – Não ao Estado de Exceção”. Este é o tema da mesa de abertura do Calourada 2018, encontro que recepciona os novos alunos da Universidade de Brasília (UnB), cujas aulas começam na quarta-feira. O debate será realizado nesta terça-feira (6), no anfiteatro 10 do Campus Darcy Ribeiro, às 12h.
Para o evento de boas-vindas dos calouros da UnB, a Gestão Todas as Vozes, à frente do DCE Honestino Guimarães, receberá o presidente do Conselho Federal de Economia (COFECON), Júlio Miragaya, a professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Celi Taffarel, a deputada federal e bancária da Caixa, Erika Kokay, e a senadora Gleisi Hoffmann.
Responsável pela disciplina "O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil" na UnB, o professor Luis Felipe Miguel, do Instituto de Ciência Política (IPOL/UnB), também participará do debate.
A programação do Calourada 2018 vai até abril e, além dos debates, também contará com oficinas e happy hours. Confira:
PROGRAMAÇÃO:
06/03 - Campus Darcy Ribeiro
12h - ANF 10
MESA DE ABERTURA:
“Universidade não se vende, se defende”
Mesa: Júlio Miragaia (COFECON), Celi Taffarel (UFBA), Érika Kokay (Dep.PT) e Luis Felipe Miguel (IPOL/UnB)
15/03 - Campus Gama
12h – Auditório
Debate: “A universidade necessária de Darcy Ribeiro: Ciência e tecnologia na defesa da Soberania Nacional.”
Mesa: João Antonio de Moraes(FUP); Ícaro Chaves (STIU), Arquimedes (CNPQ)
16h - RU
Oficina de lambe e muralismo contra o machismo.
Parceria: Alissa Vol e Maira
19h – CLIPPER
Happy Hour: Veterano não é dono de calouro
22/03 - Campus Ceilândia
12h - Auditório
Debate: “A emenda constitucional 95 e o desmonte do SUS”
Mesa: Victor Ximenes (Médicos Populares); Oton Neves (SINDSEP); Fátima Bezerra (FS/UnB); Andrey Lemos(UNA LGBT);
16h - RU
Oficina sobre saúde mental
Parceria: Coletivo Negro SUS
19h – FCE
Happy Hour: SUStenta
29/03 – Campus Planaltina
12h – Auditório
Debate: “Os caminhos da reforma agrária e suas consequências no campo e na cidade.”
Mesa: Liza Andrade (FAU); Clarice (FUP); Erivan Hilário (MST); Manoel (FAV/UnB)
16h – FUP
Oficina de cachaça
Parceria: Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA
22h – FUP
Happy Hour
05/04 – Campus Darcy Ribeiro
10h – Horta do Centro Acadêmico de Ciências Ambientais (CAAMB)
Oficina de horta universitária
Parceria: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST e Movimento de Mulheres Camponesas - MMC.
12h e 14h – Concha do IDA
Oficina de teatro político
Parceria: Escola de Teatro Político Video Popular
14h – Teatro de Arena
Oficina de Graffiti
16h – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Oficina Drag e Batalha de Vogue
Parceria: Distrito Drag e Coletivo Caliandra
21h – Estacionamento do Centro Comunitário
Happy Hour: Avisa lá que eu cheguei!
06/04 – Entradas Udefinho e Ceubinho, Campus Darcy Ribeiro
Feira de Artesãos – Coletivo Arte e Ação
Da Redação
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados