Os deputados distritais que subscrevem o presente Manifesto, profundamente preocupados com as informações sobre a venda do BRB, que têm sido divulgadas pela imprensa diariamente, vêm a público lançar, nesta Casa de Leis, a FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO BANCO DE BRASÍLIA -BRB, por considerarem que o BRB é uma instituição que, ao longo dessas quatro décadas de sua existência, vem cumprindo um papel fundamental para o desenvolvimento do Distrito Federal.
Nós entendemos que, por ser patrimônio do povo do Distrito Federal, o BRB deve ser tratado como uma instituição do Estado e que não deve ser transferido para a iniciativa privada, pois os bancos privados têm como único objetivo a busca fácil e desenfreada pelo lucro, sem qualquer compromisso com a formulação ou implementação de políticas de crédito que possam contribuir para o fomento da economia local. Na nossa avaliação, o que é necessário, no momento, é a definição de um conjunto de medidas capazes de fortalecer o BRB e assegurar o seu caráter de banco público.
Permitir que o BRB venha a ser transferido para a iniciativa privada, seja pela venda direta, seja pela incorporação ou qualquer outra forma de alienação, é desconhecer o seu inegável papel dinami-zador de geração de emprego e renda não apenas para a economia do Distrito Federal, mas também para todo o seu Entorno.
Mais grave, ainda, é contribuir de forma direta para que milhares de servidores do BRB sejam lançados ao aterrorizante mundo do desemprego, da informalidade e da incerteza sobre os dias futuros. Ninguém pode ignorar que o desemprego é o destino inexorável para a esmagadora maioria dos empregados do BRB em caso de sua privatização, como as experiências de fusão e incorporação de instituições financeiras têm demonstrado em nosso País em períodos recentes.
É importante ressaltar que a preocupação dos servidores do BRB com futuro da instituição aumentou ainda mais com a publicação, no Diário Oficial do Distrito Federal, do último dia 19 de novembro, do Decreto nº 28.443, autorizando o BRB a contratar uma empresa para fazer a sua avaliação e também a da folha de pagamento do Distrito Federal.
Imbuídos, portanto, do propósito inarredável de lutar, por todos os meios possíveis e em todos os fóruns adequados, em defesa do BRB e pela sua preservação como banco público, é que vimos lançar a FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO BRB.
Brasília, 20 de novembro de 2007.
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados