Notícias

2 de Fevereiro de 2018 às 15:31

Mais 17 bancários sindicalizados recebem certificado do curso de Paternidade Responsável

Compartilhe



O Sindicato entregou, no dia 30 de janeiro, em sua sede, mais 17 certificados aos pais bancários sindicalizados que participaram do curso de Paternidade Responsável, documento necessário para que o bancário possa usufruir a licença-paternidade no período de 20 dias. Esta foi a quarta turma do curso, iniciado em outubro de 2017.

Após vitória da categoria bancária com ampliação da licença-paternidade para 20 dias (antes era de 5 dias), o Sindicato lançou o curso de Paternidade Responsável para orientar os pais e futuros pais sobre como se envolver em uma paternidade mais ativa e consciente, aumentando o vínculo pai e filho e com a parceira. Semipresencial, o curso conta com nove unidades e tem carga horária de 12 horas.

Durante o curso, eles têm a oportunidade de relatar anseios e angústias ao longo do processo de gestação, parto, pós-parto e cuidados no desenvolvimento da criança. Os conteúdos abordados envolvem o papel do homem na sociedade contemporânea, aspectos psicológicos e legais da paternidade e educação para igualdade, além de questões práticas.



O curso conta ainda com a participação de enfermeiras do SUS, que tiram dúvidas e dão dicas práticas no cuidado com os bebês e com as mamães, antes e depois do parto. A presença dessas profissionais de saúde é fruto da parceria entre o Sindicato e o SUS - Posto de Saúde nº 8 (514/15 Sul).

“Este curso iniciado pelo Sindicato no ano passado dá dicas essenciais para os futuros papais aproveitarem a licença-paternidade e fortalecer o vínculo com os filhos”, esclarece a secretária de Formação do Sindicato, Teresa Cristina. E acrescenta: “Até agora tivemos a participação de 68 pais bancários. E desta vez tivemos o prazer de receber nove mamães (cinco delas bancárias), que acompanharam os maridos, o que consideramos positivo porque há uma maior integração entre o casal”.

Regras

Para ter à ampliação da licença-paternidade de 5 para 20 dias, direito previsto na cláusula 26 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários, é necessário que o trabalhador faça o curso na plataforma online, participe da palestra realizada na sede do Sindicato e apresente o certificado do curso ao banco.

Também é necessário que o bancário solicite o benefício por escrito ao banco em até dois dias úteis após o nascimento do filho. A regra também vale para os casos de adoção.

Curso

O curso, gratuito e disponível para todos os bancários sindicalizados, é feito em duas partes. A primeira é auto-instrucional e a segunda consiste numa palestra do Sindicato. E ao final é entregue o certificado de conclusão, que possibilita ao bancário ficar mais 15 dias com seu bebê.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília

Tags

ÚLTIMAS
Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa