Mudanças na Lei de Cotas visam aprimorar os critérios socioeconômicos e incluir os quilombolas entre os beneficiados pela reserva de vagas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou hoje (13), sem vetos, o Projeto de Lei 5.384/20. Trata-se de uma atualização significativa na Lei de Cotas (Lei 12.711/12). A legislação, criada em 2012, estabeleceu o programa de reserva de pelo menos 50% das vagas em universidades e institutos federais para egressos de escolas públicas. Isso com uma distribuição racial específica. Então, as mudanças visam aprimorar os critérios socioeconômicos e incluir os quilombolas entre os beneficiados pela reserva de vagas.
Até esta data, metade de todas as vagas destinadas a alunos oriundos de escolas públicas tinha destino às famílias com renda de até 1,5 salário-mínimo por pessoa. Com a nova legislação, esse limite de renda vai para 1 salário-mínimo, correspondendo a R$ 1.320.
A reformulação começou em 2022, após uma década de vigência da lei. Então, culminou na aprovação do projeto pelo Senado em outubro de 2023, sancionado agora pelo presidente Lula. “A maioria dos estudantes que mudaram a cara da universidade brasileira são os primeiros de sua família a ter acesso ao ensino superior. Isso nos diz duas coisas, a primeira é que a desigualdade no Brasil é uma realidade histórica e a segunda coisa é que é possível superá-la com políticas públicas eficientes de inclusão social” disse o presidente.
“Com alunas e alunos cotistas, nossas instituições públicas de ensino tornaram-se espaços mais democráticos, mais parecidos com a cor do Brasil real. E a representatividade avançará ainda mais com a inclusão dos quilombolas entre os grupos beneficiados pela nova Lei de Cotas”, completou.
A atualização da Lei de Cotas representa um passo significativo na busca pela equidade e inclusão no sistema educacional brasileiro, refletindo um comprometimento renovado com a promoção da diversidade e justiça social.
Fonte: Rede Brasil Atual
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados
Feito por Avalue Sistemas