BRB terá prejuízo com transação em FCVS de 2009. Valor provisionado poderá chegar a R$ 135 milhões
A suspeita gerada quando da operação lastreada em Fundo de Compensação de Variação Salarial (FCVS), realizada pelo BRB em dezembro de 2009, se confirmou. Na esteira de uma série de denúncias contra operações similares em outras instituições, descobriu-se um grande foco de corrupção envolvendo agentes financeiros que monta uma cifra superior a R$ 1 bilhão.
A operação do BRB conduzida pelo então presidente Ricardo Vieira e o diretor financeiro Eloir Cogliatti certamente, também na esteira da série de ações corruptas desvendadas pela Operação Caixa de Pandora, foi uma forma de se roubar o patrimônio público via BRB. O mais espantoso é que a concretização dessa operação ocorreu após a deflagração da referida operação numa clara demonstração da despreocupação dos agentes públicos do GDF à época e a certeza de impunidade.
Desde aquele momento, o Sindicato suspeitou da operação e agora constata com grande tristeza o desfecho que atinge o BRB de forma aguda e, em contrapartida, o conjunto de funcionários que honestamente geram resultado até mesmo visando uma PLR mais consistente e agora verá todo o seu esforço impactado negativamente pelo desrespeito e irresponsabilidade da diretoria do BRB da época (dezembro de 2009).
O Sindicato, como vem fazendo desde aquele momento relativamente a esta operação, não medirá esforços para ver penalizados todos os envolvidos nesse negócio. E, neste sentido, exige da atual administração do banco e do GDF atitudes duras contra os gestores responsáveis por isso.
Quem integrava a diretoriado BRB em dezembro de 2009
O Sindicato sempre desconfiou da operação de compra dos títulos em Fundo de Compensação de Variação Salarial (FCVS), realizada pelo BRB em dezembro de 2009. À época, os dirigentes sindicais insistiram para que o então presidente do banco Ricardo Vieira desistisse da arriscada operação. Agora que o BRB terá prejuizo com a operação de FCVS, o Sindicato exige punição aos diretores e funcionários do BRB que aprovaram a compra dos títulos. Confira, abaixo, quem integrava a diretoria da instituição financeira em dezembro de 2009, durante o governo Arruda.
Ricardo Barros Vieira
Diretor Presidente
Dario Oswaldo Garcia Junior
Diretor de Relacionamento e Negócios
Eloir Cogliatti
Diretor Financeiro
Flávio José Couri
Diretor de Desenvolvimento
Kelson Corte
Diretor de Tecnologia
Paulo Roberto Dias Lopes
Diretor de Controle
Sérgio Augusto Corrêa de Faria
Diretor de Administração
Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados