

Memórias e histórias da luta das mulheres do Brasil pela conquista do voto fazem parte do livro “Mulheres no Poder: trajetória na política a partir da luta das sufragistas”, de autoria das pedagogas Antonia Ceva e Schuma Schumaher, sobre o qual haverá debate no dia 17 de fevereiro, às 19h, no Sindicato dos Bancários de Brasília (314/315 Sul – Bloco A).
O debate será com a autora Schuma e Joluzia Batista, socióloga do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA).
Shuma é coordenadora da Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) e ativista do Movimento Feminista desde 1978 e também atua nos projetos “Por uma educação não discriminatória”, “Mulher, 500 anos atrás dos panos” e na campanha “Quem ama abraça – pelo fim da violência contra as mulheres”. Em 2005, esteve entre as 50 brasileiras indicadas ao Prêmio Nobel da Paz.
Segundo as autoras, o livro visa “promover uma mudança de mentalidade arraigada na sociedade e na cultura brasileiras, valorizar e estimular uma maior representatividade das mulheres nos espaços de poder, superando preconceitos e atitudes discriminatórias”.
Bertha Lutz, Natércia da Silveira, Almerinda Gama, Alzira Soriano e Carmem Portinho são alguns dos nomes de sufragistas e feministas brasileiras lembradas na obra e que fizeram história rompendo barreiras de gênero e étnico-raciais bem delimitadas na sociedade da época.
O livro
Resultado de uma pesquisa sobre a participação das mulheres na política, o livro resgata a luta das sufragistas pela conquista do voto desde o século XIX até as eleições de 2010. Fruto da parceria entre a Redeh, Fundação Banco do Brasil e Edições de Janeiro, a publicação revela histórias e trajetórias de mulheres que ocuparam e ocupam espaços de poder, tradicionalmente marcados pela hegemonia masculina.
Serviço
Dia: 17 de fevereiro
Horário: às 19h
Local: Teatro dos Bancários (314/315 Sul – Bloco A).
*Atualizado às 12h24 do dia 03/02/2016
Rosane Alves
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados