Banco do Brasil

5 de Maio de 2008 às 15:03

Liminar suspende concurso do Banco do Brasil

Compartilhe

Por decisão do juiz da 4ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) Robson Barbosa Azevedo, foi suspenso até o julgamento da ação o concurso de 2008 do Banco do Brasil para o Distrito Federal. As provas para a seleção estavam marcadas para o próximo dia 18. Cabe recurso.

Em março, os candidatos classificados no certame de 2006 foram surpreendidos com a decisão do BB de não prorrogar a seleção, que visava à formação de cadastro reserva para 5 mil classificados – 2.744 foram aprovados, mas apenas 1.073, convocados. Se mantida a validade do concurso de 2006, os classificados têm até o mês de julho para serem chamados.

No entendimento do juiz, que julgou o mandado de segurança que pede a suspensão do concurso, os aprovados em 2006 ainda aguardam a contratação pelo banco. "Há preterição de candidatos aprovados em certame ainda vigente quando se convoca novo concurso (...), sem esgotamento do anterior certame realizado", afirma.

O BB abriu concurso para preencher vagas nos Estados do Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Bahia e Distrito Federal, atitude que revoltou os aprovados. Eles procuraram o deputado distrital Chico Leite, responsável pela "Lei dos Concursos", que entrou com uma representação no Ministério Público do Trabalho pedindo a apuração do caso. Em virtude da polêmica no mês de março, a instituição decidiu que não prorrogará mais o prazo de validade de seus concursos a partir deste ano.

Após solicitação do Sindicato dos Bancários de Brasília e da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), o Departamento de Coordenação de Controle das Estatais (Dest) autorizou, no mês passado, o BB a ampliar o quadro de funcionários de 88,5 mil para 91 mil. Serão 2,5 mil novos bancários para atender ao plano de expansão do sistema Banco do Brasil, com a abertura de novas agências e postos de serviços em vários municípios. Em 2006, o Sindicato e a Contraf/CUT enviaram ofício ao Dest solicitando a ampliação do quadro de funcionários no BB.

O aumento da dotação por dependências e no número de caixas é uma das reivindicações da campanha Acorda BB (lançada pelo Sindicato em Brasília na segunda quinzena de abril), juntamente com a volta do pagamento das substituições e o fim da extrapolação de jornada.

Retrospectiva das ações do Sindicato

Desde que tomou conhecimento sobre a intenção de o banco não prorrogar o concurso de 2006, o Sindicato vem atuando em diversas frentes para tentar reverter a decisão da diretoria do BB.

5 de março - Sindicato se reúne com BB.
18 de março - Reunião com aprovados no concurso de 2006.
19 de março - Manifestação no Setor Bancário Sul.
27 de março - Sindicato protesta durante início das comemorações pelos 200 anos do BB.
5 de abril - Sindicato realiza nova reunião com os concursados.
11 de abril - Audiência na Câmara Legislativa.

Acessar o site da CONTRAF
Acessar o site da FETECCN
Acessar o site da CUT

Política de Privacidade

Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados

BancáriosDF

Respondemos no horário comercial.

Olá! 👋 Como os BancáriosDF pode ajudar hoje?
Iniciar conversa