BRB Clube e Nova Cartão
Como deliberação da assembleia dos associados efetivos (que engloba os bancários ativos e aposentados) do BRB Clube, no final de maio passado, foi constituída comissão para reformulação do estatuto, com prazo de 60 dias. O Sindicato e a AFABRB, a associação dos funcionários aposentados, participam, de modo convergente, no sentido de buscar garantir real autonomia na gestão do Clube, agora proprietário de 30,3% de participação acionária da Nova Cartão. Os outros membros são indicados pelo banco/BRB Clube.
Até o momento, houve ape-nas uma reunião. Neste ínterim, o presidente do conselho deli-berativo do Clube, Romes Ribeiro, foi indicado pelo banco diretor da Nova Cartão. Cabe aos sócios efetivos ficarem atentos à nova assembleia, na qual defendemos que seja votado novo estatuto.
BRB Saúde
Sem atender a pleito de parti-cipação do Sindicato e da AFABRB, o banco instituiu comissão interna, coordenada pela gerência executiva da BRB Saúde, para estudos relativos à real situação e propostas de adequações.
Ficou o compromisso, da parte do banco, de apresentar os resultados às entidades, antes da eventual implementação. O assunto exige atenção, uma vez que há déficit operacional, coberto com reservas e parte significativa do pagamento mensal da fatura global da empresa com recursos oriundos do BRB Clube.
Na assembléia do Clube (conforme nota acima), a gerência exe-cutiva da BRB Saúde disse que os funcionários pagavam pouco em relação aos benefícios, o que enseja ainda maior atenção na condução do assunto, que deve ser transparente e democrático em todos os níveis.
Novo concurso
O Sindicato reforçou junto à diretoria de Administração a necessidade de agilizar, ainda para este semestre, a realização de novo concurso para o BRB, com contratação imediata, dada a demanda e a sobrecarga de trabalho, sobretudo nos PAs.
Correspondentes bancários
O Sindicato discorda da figura do correspondente bancário, por questões de segurança da informação, de segurança bancária, e porque defende a contratação de mais bancários e bancárias e a ampliação de agências e PABs. No entanto, em virtude da realidade dos correspondentes, o mínimo que se espera é que os trabalhadores e a clientela sejam tratados dentro das condições gerais da convenção coletiva dos bancários e atendendo a parâmetros de segurança e qualidade dos serviços.
Sabe-se que o banco contratará correspondentes externos, via empresa terceirizada, para rea-lizar operações eminentemente bancárias. Além disso, conforme informação que chegou ao Sindicato, tal “contratação” seria na base de comissão de 9% sobre o montante de cada empréstimo, o que encareceria sobremaneira o custo efetivo para cliente e banco.
Não seria mais racional contratar mais bancários para fazer o trabalho, a um custo geral bem menor, com mais saída do produto?
Seleção para assistente de negócios
O compromisso acordado pelo banco era realizar seleção interna até meados de julho. Publicada a lista classificatória dos aprovados, a posse dos 41 ANs previstos de imediato seria no dia 1º de agosto. Segundo o banco, por problemas operacionais, o procedimento seletivo será aplicado até o fim de julho, com previsão de posse para o dia 10 de agosto, permanecendo a lista dos aprovados como banco de reserva para preenchimento das outras vagas potenciais, previstas em no mínimo 100, no prazo de até um ano.
Calendário da campanha salarial
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados