A agência do Citibank no Setor Comercial Sul está sofrendo com uma infestação de escorpiões. O problema, que coloca em risco a vida de bancários e clientes, foi confirmado pelo Sindicato em vistoria feita pela secretária de Saúde e Condições de Trabalho, Fabiana Uehara, e dos diretores Talita Régia e Antobio Abdan, que estiveram na agência nesta segunda-feira 7 após denúncias. O técnico em Segurança do Trabalho do Sindicato também esteve no local e emitirá laudo sobre a situação até esta quarta-feira 9.
Os bancários informaram que a agência passa por dedetizações semanais, mas o procedimento não está sendo suficiente para conter a proliferação desses animais peçonhentos. A secretária do Sindicato e o técnico visitaram instalações vizinhas à agência, no mesmo prédio, e nada foi encontrado. “Parece ser um problema localizado da unidade. Por enquanto, é impossível saber a causa da infestação”, conta Fabiana.
Segundo ela, o Sindicato realizará um acompanhamento minucioso da situação. “Acionaremos a Defesa Civil e o Centro de Controle de Zoonoses, já que esse problema põe em risco a vida tanto os bancários quanto os clientes e usuários da agência”, detalha Fabiana. Alguns dos escorpiões encontrados durante a visita (veja foto) são pequenos e podem se esconder em gavetas, estofados e arquivos.
Saiba mais
Os escorpiões encontrados na agência do Citibank são da espécie Tityus serrulatus, popularmente conhecida como Escorpião Amarelo. É a espécie de ocorrência mais comum no país, sendo nativa do cerrado e da mata atlântica. A maioria dos acidentes graves com escorpiões no Brasil envolve esta espécie, por causa do potente veneno armazenado no fim da cauda dos animais. O Escorpião Amarelo se alimenta apenas de outros insetos e se prolifera em ambientes onde existe entulho, lixo e umidade. A barata é um dos alimentos favoritos do Escorpião Amarelo.
O veneno do escorpião ataca o sistema nervoso central, causando dor intensa, que pode ser localizada na área da picada ou se disseminar para todo o corpo, caso atinja uma área de grande circulação sanguínea. Além da dor, outros sintomas são a insuficiência cardíaca e respiratória; náuseas, vômitos, sudorese e agitação, podendo levar a vítima a óbito. A pessoa picada deve receber socorro médico imediatamente. O tratamento é feito à base de soro antiescorpiônico.
O controle de escorpiões se dá principalmente pela eliminação de outros insetos, que servem de alimento aos peçonhentos. Não existem venenos conhecidos capazes de eliminar os escorpiões.
André Shalders
Do Seeb Brasília
Copyright © 2025 Bancários-DF. Todos os direitos reservados
Feito por Avalue Sistemas