Foram concluídas nesta quinta-feira (15), com avanços, as discussões do Grupo de Trabalho (GT) encarregado de discutir as propostas de alterações no estatuto do BRB Clube. As decisões relacionadas à alienação de patrimônio e à eleição do Conselho Deliberativo serão transferidas para a assembleia geral, órgão máximo da instituição.
Também está previsto no texto final da proposta a alteração da composição do Conselho Deliberativo de cinco para nove membros, sendo que todos deverão ser eleitos.
O único ponto em relação ao qual houve divergência e, por isso, não registrou avanços, trata da mudança da composição atual do Conselho Deliberativo, que permanece com cinco membros, indicados pelo BRB ainda em 2006 e cujo mandato vai até julho de 2011. Isso significa que o novo Conselho Deliberativo só será eleito no ano que vem.
“Embora não tenha sido possível avançar na reivindicação sobre a composição do atual Conselho, a proposta de reforma estatutária apresenta avanços satisfatórios e efetivamente devolve aos funcionários, ativos e aposentados, a posse do que de fato lhes pertence, o BRB Clube”, diz Eustáquio Ribeiro, diretor do Sindicato e representante dos bancários no GT do BRB Clube.
Todas as alterações propostas precisam ser aprovadas em assembleia, a ser realizada no dia 29 de abril, na AABR.
AFABRB
Durante todo o processo de discussão da reforma estatutária do BRB Clube, o Sindicato contou com a parceria da AFABRB (Associação dos Funcionários Aposentados do BRB), o que rendeu bons frutos. Um trabalho conjunto que se estende também às discussões do GT do BRB Saúde, que rediscutirá o plano de saúde dos funcionários do banco, da ativa e aposentado. Certamente também nessa discussão haverá resultados positivos da parceria